Processamento de informação para alarmística e acústica industriais

A acústica estuda a propagação e interação de ondas sonoras com o meio envolvente. Explora a física do som e a psicologia de como este é interpretado pela mente humana, sendo assim fundamental no entendimento dos mais diversos comportamentos humanos, desde o estado de alerta à fala; desde a consciência de espaço à memória. 

O Instituto CCG/ZGDV possui uma equipa dedicada ao domínio da acústica que, através da investigação científica, possibilita uma experiência sonora funcional e agradável na interação com a tecnologia e ambiente envolvente. O conhecimento fundamental da física do som e perceção auditiva (psicoacústica) aliado a expertise em novas tecnologias digitais, capacita esta equipa para a realização de estudos abrangendo a análise, conceção, desenho e teste de soluções acústicas para diversas áreas de aplicação, como a indústria automóvel, engenharia, sistemas de informação, saúde e bem-estar, multimédia e entretenimento. 

 

 

Atividades 

O CCG/ZGDV apoia as organizações através das seguintes atividades:

  • Conceção e avaliação de interfaces auditivas humano-máquina  
  • Desenvolvimento e validação de tecnologias de áudio 3D para ambientes de realidade virtual/aumentada 
  • Desenvolvimento de soluções para a captação, filtragem e segmentação de sinais áudio digital (como discurso de voz) 
  • Soluções para mitigação de poluição sonora através do design de sinais auditivos com base em modelos psicoacústicos (enfase na área da alarmística) 
  • Auralização e avaliação de ambientes sonoros, caracterização acústica e percetual 

Benefícios

01

Otimizar a comunicação por sinais auditivos  

Permitir uma otimização da funcionalidade desejada, através do design sonoro, com base em indicadores psicoacústicos. Desta forma é possível comunicar uma mensagem mais precisa e adaptada ao ambiente sonoro envolvente.  Toma-se como exemplo o desenho de alarmes sonoros.  

 

02

Criar soluções de vanguarda para interfaces auditivas de alta eficiência 

Aplicar técnicas de design de som, aliadas a tecnologias de áudio 3D, possibilitando a disposição de sinais auditivos num espaço sonoro mais extenso. Estas soluções para interfaces auditivas, permitem um aumento significativo na eficiência e quantidade de mensagens inteligíveis na interação maquina-humano.

 

 

03

Identificar e classificar sinais sonoros

Introduzir técnicas de processamento de sinal e modelos percetuais, de modo a permitir a caracterização de sinais auditivos, a identificação/classificação de “assinaturas sonoras” e a sua associação a determinados eventos. Por exemplo, o uso de modulação de amplitude para provocar a sensação de “rugosidade”, associada a sons de motores de combustão interna.

04

Melhorar os processos de decisão

Implementar técnicas de auralização e modelação em ambientes de realidade virtual, de modo a possibilitar a sintetização parametrizada de ambientes sonoros, permitindo a avaliação dos efeitos de alterações na sua caracterização, com repercussões para a perceção humana.