Fatores humanos, usabilidade e design UX

Num contexto de mercado cada vez mais competitivo, a compreensão do utilizador e da sua experiência (UX) é um diferencial estratégico e humanizador para as organizações. A preocupação com a UX deve ser contínua e apresentar melhorias no bem-estar, satisfação, eficiência, aceitabilidade, fidelização dos utilizadores e sucesso económico das organizações.

O Instituto CCG/ZGDV possui uma equipa especializada em investigação e design da experiência do utilizador, com capacidade de intervenção nos mais diversos segmentos. O planeamento da UX está associado a todo o processo de desenvolvimento e de melhoria de sistemas, produtos, ambientes e/ou serviços. Através de uma abordagem estratégica, centrada no humano, é possível entender, adequar, otimizar e aprimorar produtos, permitindo que estes cheguem ao mercado de forma mais eficaz, planeada e satisfatória para o utilizador. 

 

 

Atividades 

O CCG/ZGDV apoia as organizações através das seguintes atividades:

  • Levantamento das necessidades de negócio e objetivos dos utilizadores
  • Estudos de interfaces humano-ambiente-máquina e humano- computador
  • Investigação para a otimização e melhorias da interação em sistemas, serviços e produtos 
  • Design thinking
  • Análise ergonómica e de fatores humanos
  • Avaliação da satisfação do utilizador
  • Desenvolvimento de arquiteturas de informação
  • Prototipagem de interfaces, ambientes ou interações
  • Design gráfico e de interface para UX
  • Compreensão do modelo mental e emoções do utilizador
  • Análise de problemas e dificuldades do utilizador
  • Análise de oportunidades de melhoria em fluxos e processos
  • Investigação de eficiência e eficácia das interfaces
  • Estudos de Engenharia Kansei
  • Análise avançada de impactos da usabilidade de sistemas, produtos e serviços
  • Desenvolvimento de set-ups experimentais para avaliação controlada da performance do utilizador
  • Promoção da segurança, saúde, satisfação e/ou do bem-estar dos utilizadores

Benefícios

01

Melhorar a experiência do utilizador  

Analisar de forma aprofundada a interação humano-máquina, de modo a permitir a identificação de pontos de bloqueio na interface e contribuir para a melhoria da experiência do utilizador de produtos, processos ou serviços. São assim promovidas melhorias ao nível do conforto, bem-estar e segurança.

 

02

Alcançar resultados tangíveis e intangíveis   

Otimizar a UX traz impacto direto na melhoria da satisfação do utilizador, o que resulta numa maior aceitabilidade dos sistemas, maior facilidade no uso dos produtos e serviços mais acolhedores. O produto final atenderá, não só às expetativas do negócio, como às necessidades do utilizador, com impactos quantitativos e qualitativos. 

 

 

03

Promover a saúde e o bem-estar, melhoria nas definições do workload e dos fluxos de trabalho

Adaptar o meio/sistema ao utilizador, através de uma análise ergonómica (física, cognitiva e organizacional), reduzindo o desgaste corporal ou mental, bem como o risco de lesão física ou de condições do foro psicológico. Adicionalmente, o desenvolvimento da hedonomia promove o bem-estar, o propósito e a autorrealização.

04

Melhorar a eficiência e a usabilidade nas Interações

Otimizar as interações entre utilizadores e sistemas, serviços e/ou produtos, de modo a permitir um melhor desempenho do sistema/produto, com ganhos de eficiência, eficácia, tempo e usabilidade. Desta forma, é possível poupar recursos, focando-os na agregação de valor para o consumidor e para a empresa.

 

 

05

Obter um diferencial competitivo

Agregar valor aos sistemas, produtos e/ou serviços, tornando-os diferenciadores e mais competitivos, através do pensamento centrado no utilizador.

06

Gerar impactos financeiros positivos

Reduzir os custos internos para a organização e garantir uma otimização de tempo e de trabalho, através de uma boa usabilidade, garantindo a diminuição dos erros e a eficiência da interação. Por outro lado, produtos mais competitivos e que satisfaçam o consumidor, geram um impacto positivo nos ganhos financeiros da empresa.

 

 

07

Melhorar a imagem organizacional e a fidelização dos clientes/parceiros

Criar uma imagem positiva da organização (através dos benefícios acima mencionados) gera uma maior fidelização e engagement. ​​​​ Contribui ainda para a implementação de uma "nova" cultura organizacional, centrada no ser humano.