Num contexto de mercado cada vez mais competitivo, a compreensão do utilizador e da sua experiência (UX) é um diferencial estratégico e humanizador para as organizações. A preocupação com a UX deve ser contínua e apresentar melhorias no bem-estar, satisfação, eficiência, aceitabilidade, fidelização dos utilizadores e sucesso económico das organizações.
O Instituto CCG/ZGDV possui uma equipa especializada em investigação e design da experiência do utilizador, com capacidade de intervenção nos mais diversos segmentos. O planeamento da UX está associado a todo o processo de desenvolvimento e de melhoria de sistemas, produtos, ambientes e/ou serviços. Através de uma abordagem estratégica, centrada no humano, é possível entender, adequar, otimizar e aprimorar produtos, permitindo que estes cheguem ao mercado de forma mais eficaz, planeada e satisfatória para o utilizador.
Atividades
O CCG/ZGDV apoia as organizações através das seguintes atividades:
- Levantamento das necessidades de negócio e objetivos dos utilizadores
- Estudos de interfaces humano-ambiente-máquina e humano- computador
- Investigação para a otimização e melhorias da interação em sistemas, serviços e produtos
- Design thinking
- Análise ergonómica e de fatores humanos
- Avaliação da satisfação do utilizador
- Desenvolvimento de arquiteturas de informação
- Prototipagem de interfaces, ambientes ou interações
- Design gráfico e de interface para UX
- Compreensão do modelo mental e emoções do utilizador
- Análise de problemas e dificuldades do utilizador
- Análise de oportunidades de melhoria em fluxos e processos
- Investigação de eficiência e eficácia das interfaces
- Estudos de Engenharia Kansei
- Análise avançada de impactos da usabilidade de sistemas, produtos e serviços
- Desenvolvimento de set-ups experimentais para avaliação controlada da performance do utilizador
- Promoção da segurança, saúde, satisfação e/ou do bem-estar dos utilizadores
Benefícios
01
Melhorar a experiência do utilizador
Analisar de forma aprofundada a interação humano-máquina, de modo a permitir a identificação de pontos de bloqueio na interface e contribuir para a melhoria da experiência do utilizador de produtos, processos ou serviços. São assim promovidas melhorias ao nível do conforto, bem-estar e segurança.
02
Alcançar resultados tangíveis e intangíveis
Otimizar a UX traz impacto direto na melhoria da satisfação do utilizador, o que resulta numa maior aceitabilidade dos sistemas, maior facilidade no uso dos produtos e serviços mais acolhedores. O produto final atenderá, não só às expetativas do negócio, como às necessidades do utilizador, com impactos quantitativos e qualitativos.
03
Promover a saúde e o bem-estar, melhoria nas definições do workload e dos fluxos de trabalho
Adaptar o meio/sistema ao utilizador, através de uma análise ergonómica (física, cognitiva e organizacional), reduzindo o desgaste corporal ou mental, bem como o risco de lesão física ou de condições do foro psicológico. Adicionalmente, o desenvolvimento da hedonomia promove o bem-estar, o propósito e a autorrealização.
04
Melhorar a eficiência e a usabilidade nas Interações
Otimizar as interações entre utilizadores e sistemas, serviços e/ou produtos, de modo a permitir um melhor desempenho do sistema/produto, com ganhos de eficiência, eficácia, tempo e usabilidade. Desta forma, é possível poupar recursos, focando-os na agregação de valor para o consumidor e para a empresa.
05
Obter um diferencial competitivo
Agregar valor aos sistemas, produtos e/ou serviços, tornando-os diferenciadores e mais competitivos, através do pensamento centrado no utilizador.
06
Gerar impactos financeiros positivos
Reduzir os custos internos para a organização e garantir uma otimização de tempo e de trabalho, através de uma boa usabilidade, garantindo a diminuição dos erros e a eficiência da interação. Por outro lado, produtos mais competitivos e que satisfaçam o consumidor, geram um impacto positivo nos ganhos financeiros da empresa.
07
Melhorar a imagem organizacional e a fidelização dos clientes/parceiros
Criar uma imagem positiva da organização (através dos benefícios acima mencionados) gera uma maior fidelização e engagement. Contribui ainda para a implementação de uma "nova" cultura organizacional, centrada no ser humano.