Home Comunicação Rumo à eficiência máxima na localização de pessoas e produtos em ambiente industrial
Rumo à eficiência máxima na localização de pessoas e produtos em ambiente industrial
3 Abril, 2024

“Como encontrar uma agulha num palheiro?”

Rumo à eficiência máxima na localização de pessoas e produtos em ambiente industrial

Saber a localização de pessoas, produtos, ou equipamentos, no interior de um edifício, pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Desta forma, é possível aumentar a competitividade através da gestão, em tempo real, dos recursos, implementar processos mais eficientes e melhorar toda a cadeia logística.
 

Atualmente, ninguém se imagina a viajar entre duas cidades sem o apoio do sistema de navegação do carro ou do seu telemóvel. É imprescindível para não nos perdermos numa cidade que desconhecemos e, nos modelos mais recentes com acesso à Internet, para evitar os congestionamentos do tráfego rodoviário. As soluções de navegação que usamos para nos guiar na rua não funcionam no interior de um edifício, uma vez que os sistemas precisam de estar em linha de vista com os satélites que, por sua vez, enviam sinais rádio, permitindo ao recetor calcular a sua posição. São várias as alternativas disponíveis para se implementar um sistema de posicionamento, rastreio e navegação em espaços interiores.

Contudo, não existe (ainda) uma solução universal que seja perfeita para todos os problemas e, por isso, sabemos que a escolha da melhor solução tecnológica depende de um conjunto de requisitos específicos de cada caso de uso. As soluções de posicionamento em espaços interiores podem ser úteis em muitos cenários: permitem guiar uma pessoa no interior de um grande hospital, shopping ou edifício de escritórios; saber a localização de um determinado equipamento; evitar que uma pessoa entre em zona perigosas, entre outras.


 

Do controlo manual à localização automática em tempo real

Na indústria, as soluções de posicionamento em espaços interiores podem trazer inúmeras vantagens competitivas. Ao nível da logística e controlo de inventário, torna-se exequível saber a localização em tempo real dos produtos e das matérias-primas existentes no chão de fábrica, e detetar e controlar a entrada e saída de produtos da empresa ou das suas diferentes secções. Com a colaboração de parceiros e fornecedores, é possível seguir o rasto dos produtos, sobretudo quando estes passam por processos transformativos nas instalações de terceiros.
 

Na imagem: Exemplo de aplicação tecnologias indoor location em equipamentos industriais

 

Atualmente, é cada vez mais comum as indústrias passarem de um controlo do processo de fabrico feito pelo registo, muitas vezes manual, dos lotes que estão a entrar e a sair de cada secção da empresa, para um sistema onde cada palete é localizada de forma automática e em tempo real. Estas soluções permitem melhorar toda a logística interna das empresas. Desta forma, é possível encontrar rapidamente o funcionário que tem capacidades para desempenhar determinada tarefa e localizar de forma mais ágil equipamentos específicos.

Possibilitam ainda o aumento da eficiência dos processos internos, considerando a localização dos funcionários e equipamentos de carga e, assim, desenhar, em tempo real, rotas de recolha de materiais que minimizem o esforço e a distância percorridos. Usando sistemas de elevada exatidão, torna-se até possível criar equipamentos que se movimentam sozinhos nas empresas!


A experiência: desafios futuros

A ciência evolui todos os dias, mas até hoje ainda não conseguiu criar uma solução de baixo custo, simples e universal, que permita obter, com exatidão, a localização de algo dentro de um edifício. Temos experiência em criar soluções para diferentes empresas, com cenários aplicacionais muito variáveis. Continuaremos a trabalhar para melhorar os sistemas atuais, desenvolver soluções com novas tecnologias, e conseguir alcançar uma maior exatidão em soluções que sejam rentáveis (baixo custo) e escaláveis em grandes áreas industriais.

 

 

Autores:

Filipe Meneses, Coordenador de Desenvolvimento do departamento de Urban and Mobile Computing do Instituto CCG/ZGDV

Adriano Moreira, Coordenador Científico do departamento de Urban and Mobile Computing do Instituto CCG/ZGDV