Think Tank: Formar para o “design centrado no Humano”: Desafios e Oportunidades

Acerca deste evento

Esta sessão de Think Tank terá lugar no dia 2 de novembro, das 15h00 às 16h30, online – via plataforma zoom.

Irá reunir representantes empresariais e especialistas em investigação aplicada, que partilharão as suas experiências, desafios e casos de sucesso inspiradores, e debaterão os seus pontos de vista para o futuro.

Sobre a temática

Em Portugal, o Design Centrado no Humano (do inglês Human Centered Design) integra os ciclos de desenvolvimento de produtos de algumas empresas que o encaram como um conjunto de processos essencial e diferenciador em mercados cada vez mais competitivos.

Nesta sessão iremos discutir o estado atual da disciplina em Portugal, identificando os maiores desafios e propondo objetivos de formação para os profissionais do futuro.

INSCRIÇÃO: Gratuita mas obrigatória aqui

Convidados

 

Natalia Błaszczyk Alves | Outsystems aos 15 anos aprendeu HTML e CSS a partir de um livro e começou a fazer websites para ganhar uns trocos. Estudou design gráfico na Academia de Belas Artes em Lodz, Polónia. Trabalhou na área de marketing durante vários anos, sendo uma designer multidisciplinar: desde branding, design editorial, e-books, infograficos, websites, e até fotografia, animação e vídeo. Desde 2014 é UX designer na OutSystems onde fez um percurso desde “UX team of one” até ser parte da equipa de 30+ profissionais de UX. Ajudou a estabelecer a prática de UX no departamento de Engenharia e foi mentora de programadores que decidiram evoluir a sua carreira para serem UX designers.

LinkedIn

Tiago Pedras | The New digital School é consultor de Design Digital, focado em estratégia e UX Design. É o fundador da The New Digital School, um projecto inovador no ensino do design, baseado no Porto, tendo previamente 10 anos de experiência no ensino superior na ESAD de Matosinhos.Foi web designer desde 1998 e em 2007 fundou o seu próprio estúdio de web design, mais tarde adquirido pela Surreal, uma agência inglesa de branding e estratégia onde é Director de Design Digital.

Linkedin

Sandra Mouta | Tangível é responsável pela Tangível Academy, formadora da certificação UX-PM e investigadora integrada do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Doutorada, desde 2002, em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas, e com uma especialização em Engenharia Humana, os seus interesses de investigação e a sua experiência profissional focam-se na aplicação dos Fatores Humanos e metodologias Centradas no Utilizador no desenvolvimento de interfaces, produtos e sistemas, sobretudo para os domínios dos transportes, saúde e serviços digitais.

Autora de mais de 30 publicações, foi investigadora principal de diferentes projetos financiados (ex. BiAL, FCT, PT2020), tendo também participado em vários projetos internacionais e em contexto empresarial, nas áreas de Human-Machine Interface, Usabilidade e User Experience.

É adepta da integração de equipas multidisciplinares nos seus projetos e interessa-se por metodologias de facilitação e mediação destas equipas nas organizações. Assume, como um grande desafio atual, a necessidade de desenvolver uma perspetiva compreensiva dos percursos formativos e do enquadramento das profissões no universo UX, aliando as necessidades dos profissionais, do mercado, das organizações e da sociedade.

Linkedin