Think Tank: Tendências atuais nas áreas da Computer Vision, Interaction and Graphics

Acerca deste evento

Esta sessão de Think Tank terá lugar no dia 28 de outubro, das 15h00 às 16h30, online – via plataforma zoom.

Irá reunir representantes empresariais e especialistas em investigação aplicada, que partilharão as suas experiências, desafios e casos de sucesso inspiradores, e debaterão os seus pontos de vista para o futuro.

Sobre a temática

A Visão por Computador (Computer Vision) é uma área emergente que responde às necessidades da indústria ao implementar processos de inspeção ótica automáticos (entre outros), com recursos a técnicas de Machine (Deep) Learning, para tarefas de controlo e análise de qualidade dos produtos.

Também com a combinação apropriada de técnicas de Visão por Computador e Inteligência Artificial é possível conceber sistemas precisos para dar resposta à recolha de dados, à sua análise e correspondente interpretação/ação em tempo real, que é um conceito fulcral para diversas áreas de aplicação (e.g., Condition Monitoring, Sensoring, Defect Detection).

Objetivos

Esta sessão tem como objetivo discutir tópicos de Visão Artificial (AOIs, defect detection); Visualização Imersiva (Assistência Remota, Manuais Inteligentes) e Mundos Híbridos (Realidade Aumentada; Realidade Virtual, Realidade Mista) e quais os desafios aplicacionais nos vários setores.

  • Quais são os problemas/desafios e as necessidades atuais?
  • Como é que as tecnologias de visão por computador, interação e computação gráfica os podem solucionar?
  • Quais são a vantagens competitivas que a adoção destas tecnologias podem potenciar?

Estas são algumas das perguntas a que este Think Tank vai procurar responder.