Simulação Estocástica de Processos

O aumento da complexidade e diversidade das operações exerce uma pressão crescente nos gestores, sobretudo no tempo despendido na tomada de decisão e na qualidade da mesma. A simulação estocástica oferece uma solução ágil, baseada em dados e sem interrupção das operações. 

O Instituto CCG/ZGDV possui uma equipa multidisciplinar, especializada e experiente, capaz de oferecer uma solução desde a extração dos dados até à criação de dashboards que sustentem a tomada de decisão. A simulação permite replicar múltiplos cenários nas operações, nomeadamente: novas estratégias de despacho, modificação de layout, alterações em recursos, flutuações na procura e diferentes horários. A componente estocástica traz a aleatoriedade - experienciada diariamente nas operações - para a simulação, repercutindo-a nos tempos e falhas.

 

 

Atividades 

O CCG/ZGDV apoia as organizações através das seguintes atividades:

  • Replicação do comportamento do sistema real num modelo de simulação estocástica virtual
  • Desenvolvimento de diferentes cenários do sistema, que permitem a sua comparação 
  • Alimentação do modelo com dados reais e comportamento dinâmico do mesmo 
  • Desenvolvimento de dashboards de resultados customizados 
  • Criação de parâmetros do modelo customizáveis pelo utilizador 
  • Construção de resultados customizados às necessidades 
  • Tratamento dos dados a montante e a jusante do modelo de simulação estocástica 
  • Criação do digital twin 

Benefícios

01

Criar e comparar cenários distintos

Permitir a criação de cenários distintos e a sua comparação, p.e. novas estratégias de despacho, modificação de layout, alterações em recursos, flutuações na procura e em diferentes horários. 

 

02

Modificar e analisar com disponibilidade contínua

Ao replicar o sistema real através da simulação estocástica, esse modelo virtual permitirá efetuar modificações e análises, mantendo o normal funcionamento das operações. 

 

03

Definir diferentes aspetos do sistema  

Possibilitar uma parametrização, por parte do utilizador, que lhe permitirá definir diferentes aspetos do sistema, de forma a analisar o seu impacto (p.e. número de operadores, estratégias, ou variação na procura). 

04

Adaptar os resultados às necessidades   

Permitir adaptar os resultados às reais necessidades de cada organização. Desta forma, o responsável poderá tomar uma decisão diretamente com base nos resultados oferecidos pelo modelo.

 

05

Planear as operações   

Introduzir o planeamento das operações, validar e reconfigurar o referido plano, num período de tempo que permite ao responsável tomar uma decisão. 

06

Auxiliar na digitalização das operações   

Reconhecer a simulação estocástica como fundamental no digital twin, auxiliando na digitalização das operações.