Home Comunicação Testar Antes de Investir: CCG/ZGDV Apoia PME na Adoção de Tecnologias Digitais
Testar Antes de Investir: CCG/ZGDV Apoia PME na Adoção de Tecnologias Digitais
19 Fevereiro, 2026

O CCG/ZGDV assume um papel determinante no PRODUTECH DIH, posicionando-se como facilitador-chave na transição digital da indústria transformadora ao permitir que as PME testem, validem e ajustem soluções tecnológicas antes de investirem. Através da criação de ambientes experimentais, de metodologias de avaliação e de demonstrações práticas de tecnologias emergentes, o CCG/ZGDV reduz o risco da inovação e transforma a adoção digital num processo mais seguro, informado e orientado para resultados concretos.

O PRODUTECH DIH tem como missão promover a digitalização da indústria transformadora, com especial enfoque nas tecnologias de produção como alavanca estratégica para a competitividade empresarial. No seio deste consórcio, o CCG/ZGDV é responsável pelo desenvolvimento de atividades de validação de protótipos tecnológicos antes da sua utilização em ambiente industrial. É, assim, garantido às PME o acesso a ambientes de demonstração, infraestruturas tecnológicas avançadas e processos de validação que permitem avaliar o impacto das soluções antes da tomada de decisão de investimento.

Neste âmbito, o CCG/ZGDV disponibiliza serviços especializados em áreas críticas para a transformação digital, nomeadamente:

  • Cibersegurança
  • Inteligência Artificial
  • Teste e Garantia da Qualidade
  • Usabilidade e Experiência do Utilizador
  • Acessibilidade Digital
  • Rapid Prototyping Design
  • Realidade Estendida

Com duração máxima de um mês, estes serviços são assegurados por equipas altamente qualificadas, ajustadas à complexidade dos desafios empresariais, podendo beneficiar de financiamento até 100%, facilitando o acesso das PME à inovação e reduzindo barreiras à adoção tecnológica.

Ao contribuir para que as empresas testem antes de investir, o CCG/ZGDV reforça a ligação entre investigação aplicada e indústria, acelerando a transferência de conhecimento e promovendo uma indústria transformadora mais digital, resiliente e competitiva.