Nova plataforma de trabalho colaborativo da MIRRI- Microbial Resource Research Infrastructure

 

No âmbito do pacote de trabalho 6 do projeto IS_MIRRI21 apoiado pela comissão europeia, o Centro de Computação Gráfica, conjuntamente com outros parceiros, desenvolveu a primeira fase da plataforma de comunicação e trabalho colaborativo da MIRRI- Microbial Resource Research Infrastructure, que está agora online.

Através do endereço https://www.mirri.org/ será agora possível aceder a um recurso mais abrangente, mais intuitivo e mais fácil de usar, tornando acessível, num único ponto, tudo o que os múltiplos stakeholders precisam saber sobre a MIRRI, a sua ampla oferta de recursos microbianos, dados, serviços e expertise. Nos próximos meses, esta plataforma vai continuar a ser desenvolvida, com a adição de novas funcionalidades e novos recursos que a tornarão ainda mais útil. Com base no conceito de “Ambiente colaborativo de trabalho” (CWE), desenvolvido pela MIRRI, no fim do projeto IS_MIRRI21, estarão reunidas as condições para um completo e integrado ambiente dinâmico reunindo parceiros e utilizadores da MIRRI de diversas comunidades interessadas, aumentando as possibilidades de partilha de conhecimento, troca de experiências e colaboração para alcançar objetivos comuns em investigação e inovação.

De referir ainda que hoje em dia, a investigação em biociência de alta qualidade e bioindústrias inovadoras são contribuintes essenciais para enfrentar os desafios sociais globais. Na MIRRI, as coleções de recursos microbianos são geridas e mantidas como tesouros, no sentido de que seu verdadeiro valor não vem apenas de sua “posse”, mas de seu uso.  Nesse contexto, e no âmbito das actividades do IS_MIRRI21, a MIRRI acabou de publicar a sua Agenda Estratégica de Investigação e Inovação 2021-2030. Nela, a MIRRI apresenta a sua visão para explorar e extrair o melhor dos “seus” tesouros . Para além disso, a MIRRI está confiante de que esta Agenda inspirará todos os envolvidos, nesta sua  missão comum de resolver desafios sociais globais para a um mundo mais verde, saudável e sustentável.