+351 253510580 Mon. - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

CCG – Centro de Computação Gráfica

VRinMotion: Realidade Aumentada para a indústria do mobiliário

Description
Financiamento
Parceiros
  • 2010-2012

    O VRinMotion é uma plataforma modular configurável que utiliza como elemento principal a tecnologia de Realidade Aumentada para a visualização de objetos não existentes (modelos virtuais em 3D) em ambientes reais, sendo capaz de operar com uma aproximação com ou sem as habituais marcas.

    O VRinMotion também permite a visualização de animações 3D sobre os mesmos objetos, bem como interacções diversas com estes modelos e animações. Por fim, suporta a intervenção de utilizadores remotos, via redes de comunicação (3G e outros).

    Para efeito, recorre a tecnologia móvel (portátil) e a um dispositivo de visualização (óculos especiais) uma câmara de vídeo (tracking), bem como algoritmos do domínio da Computação Gráfica e demais software de interacção, comunicação e controlo.

    O projeto está organizado de forma a levar o desenvolvimento tecnológico até ao nível de produto que será um sistema portátil e autónomo, recorrendo fortemente, mas não só, a tecnologia dos domínios da Realidade Virtual e Aumentada e tecnologias avançadas de comunicação e interacção com o utilizador.

    O software do sistema permitirá colocar no campo de visão real do utilizador objectos virtuais 3D fotorealistas (p.ex. mobiliário, um motor de automóvel, outro dispositivo ou equipamento complexo), bem como simulações sobre os objectos e uma interação avançada, tudo isto em tempo real.

    O utilizador poderá ainda mover-se no espaço e observar os objetos projetados no seu campo de visão, recalculando a imagem virtual continuamente.

    As aplicações são diversas: desde a prototipagem rápida e virtual de móveis ainda em fase de desenho / planeamento, até à apresentação de todo um catálogo de produtos num showroom virtual, p.ex. em feiras e exposições.


    Parceiros:

    Meticube - Sistemas de Informação, Comunicação e Multimédia, Lda.
    PFR Invest, Sociedade de Gestão Urbana, E.M.
    TriDiVisions Lda.
    SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação
    InnoTeams GmbH


    Financiamento:

    COMPETE
    QREN
    FEDER
     
    • COMPETE
    • QREN
    • UE

     

    • Centro de Computação Gráfica (CCG)
    • Meticube – Sistemas de Informação, Comunicação e Multimédia, Lda.
    • PFR Invest, Sociedade de Gestão Urbana, E.M.
    • TriDiVisions Lda.
    • SPI – Sociedade Portuguesa
. cVIGprojetosTICE
12