2015
O projeto Sonda Urbana enquadra-se na área da vigilância eletrónica. Consistiu na investigação e desenvolvimento de um protótipo de sensor, baseado em visão por computador capaz de monitorizar amplas áreas.
O output do sensor é a informação contextual extraída da imagem após processamento, e não informação de vídeo. Desta forma, muitos aspetos relacionados com a privacidade são naturalmente ultrapassados. A arquitetura do sistema tem por objetivo garantir soluções escaláveis e adaptáveis a diferentes contextos de utilização, fornecendo informação objetiva, em tempo real, de uma forma não cooperativa (ie, em que os sujeitos não cooperam de nenhuma forma).
Desenvolveram-se um conjunto de aplicações para satisfazer as seguintes necessidades:
- deteção, contagem e seguimento de pessoas e veículos;
- extrair informação referente ao comportamento de pessoas;
- quantificar a ocupação de espaços de estacionamento;
- funcionar com a câmera em diferentes perspetivas;
- possibilidade de tornar um dos sensores unidade central, responsável por receber dados de todos os outros sensores e processar a informação, gerindo a trajetória e identidade dos objetos ao longo de diferentes sensores, capaz de fazer disparar alarmes genéricos previamente definidos;
- backoffice de configuração acessível remotamente.
O desenvolvimento destas aplicações foi ajustado para funcionarem num sistema embebido (singleboard) de baixo custo, com sistema operativo Linux, ao qual é acoplado um sensor de luminosidade.
O sistema é facilmente adaptável e, por isso, pode ser utilizado em diferentes cenários e mercados, dos quais destacamos três grandes áreas:
- a gestão urbanística;
- a videovigilância inteligente;
- apoio para profissionais de marketing e criativos.
Cliente: Enermeter - Sistemas de Medição, LDA.