O RECARDI pautou-se pela criação, dinamização e expansão de uma "rede de excelência" em Cultura e Arte Digital ativa na Web.
A Rede de Cultura e Arte Digital - RECARDI suportada numa plataforma digital, possibilita, por um lado, a Experimentação e Criação (individual ou colaborativa), a Exibição Virtual e o Negócio Digital, o Ensino/Treino online e a Preservação Digital e Direitos de Autor em Repositório Digital próprio, dos mais diversos artefactos de arte e cultura digital e; por outro, a sua disponibilização em dispositivos e plataformas complementares e heterogéneas.
Esta rede potencia a congregação de especialistas de arte, tecnologia, cultura e lazer, associados a espaços expositivos e experimentais físicos que facilitem o adequado entrosamento com o grande público.
O CCG foi responsável pelo desenvolvimento de três componentes no módulo eExpôr. Este módulo piloto adotou a metáfora de uma Galeria Virtual ao criar um espaço virtual bi e tridimensional, sob a forma de uma galeria onde o utilizador pode aceder remotamente a exposições virtuais.
- Museu Virtual, uma aplicação que faz uso dos óculos rift para mostrar a arte digital num ambiente de realidade virtual.
- Experienciação das obras de arte digital num ambiente CAVE (cave automatic virtual environment) aonde o visitante tem a oportunidade de interagir com as obras através de gestos.
- Integração na plataforma eExpôr da funcionalidade de atores virtuais, os quais narram a descrição de cada obra de arte digital na galeria.
Parceiros:
EDIGMA.COM - Gestão de Projectos Digitais S.A.
Metatheke - Software Lda.
Centro de Computação Gráfica
Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra
Universidade do Algarve
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
Universidade Aberta
Financiamento:
COMPETE, QREN, FEDER