Designação do projeto I iFixturing - Nova geração de Sistemas de Testes Inteligentes
Código do projeto I NORTE-01-0247-FEDER-043922
Objetivo principal I Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção I Região Norte
Entidade beneficiária I InsideLimits, Lda; Universidade do Minho; Centro de Computação Gráfica
Data de aprovação I 06/08/2019
Data de início I 01/10/20219
Data de conclusão I 30/09/2022
Custo total elegível I € 1.167.336,89
Apoio financeiro da União Europeia I € 899.707,22 (FEDER)
Objetivo:
O iFixturing visa a capacitação da INSIDELIMITS com tecnologias de última geração para a melhoria dos seus produtos, o sistema de testes ICT PCBs; contemplando como objetivos técnicos o desenvolvimento de novos produtos e ferramentas de apoio à produção destes sistemas (fixtures, programas de teste) bem como para a melhoria significativa do seu processo de fabrico.
Estas soluções permitirão capacitar o sistema de testes com maior nível de automação que permitirá reduzir a intervenção manual e aumentar a qualidade e precisão do sistema, bem com garantir a repetibilidade dos produtos (fixtures), além de permitir a redução do seu tempo de produção e custo para a empresa, favorecendo também o seu perfil competitivo no mercado.
Além disso, o iFixturing deverá permitir que a INSIDELIMITS fortaleça do seu perfil competitivo na oferta de soluções de teste no mercado, vigorando tanto a nível nacional como a nível internacional.
O Projeto deverá ainda permitir o reforço da estrutura de recursos humanos. Nesse sentido, é previsível que o aumento do foco na área do I&D permita à empresa aumentar a sua capacidade de desenvolvimento de novos produtos e, por conseguinte, a criação de mais valor acrescentado que pode incorporar nos mercados e potenciar o aumento da carteira de clientes.
As inovações deste Projeto serão traduzidas em pelo menos uma patente e oito publicações técnicas e científicas, e na requalificação dos quadros internos da INSIDELIMITS.
Para a execução do Projeto será realizada a contratação de 10 quadros jovens altamente qualificados para afetação exclusiva aos trabalhos de I&D propostos. Estas contratações terão impacto positivo no emprego jovem das regiões envolvidas.
Para o alcance dos objetivos identificados é proposta a conceção e desenvolvimento 4 soluções de I&D (Projetos):
- P01: Novo Sistema para Automação do Processo de Fabrico das Fixtures de Teste;
- P02: Nova Wireless In-circuit Test Fixture;
- P03: Novo Sistema para a Simulação de Fatores de Bending;
- P04: Novo Software de Apoio a Testes ICT.
O CCG, com o seu Grupo EPMQ, está envolvido nos projetos P02 e P04.
No projeto P02, o EPMQ contribui para:
- um script para a execução da ligação da interface da fixture com as camisas/agulhas;
- uma solução de software de especificação dos pontos de teste do PCB para a fixture, integrável com software de desenvolvimento de PCBs
No projeto P04, o EPMQ contribui para:
- Novo Software de Apoio a Testes ICT, ferramenta que permita a conversão automatizada dos dados recebidos do(s) cliente(s) para sistemas de Teste TRI, bem como gerar um relatório dos componentes testados por determinada test table.
Parceiros:
- INSIDLIMITS, Lda.
- Universidade do Minho
- CCG