+351 253510580 Mon. - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

CCG – Centro de Computação Gráfica

ECO.Fire – O valor económico dos incêndios florestais como suporte ao comportamento preventivo

Description
Financiamento
Parceiros
  • 2020-2022

    Enquadramento:

    Os incêndios florestais têm sido considerados um dos principais problemas ambientais, sociais e económicos da última década. Apesar disto, os custos das perdas económicas diretas e indiretas não têm sido bem mensurados. Uma contabilidade precisa dos impactos dos incêndios florestais é essencial quer para a determinação de indemnizações às comunidades afetadas, quer para a produção de informação útil para a realização de ações de gestão e proteção contra os próprios incêndios.
    A possibilidade de estimar a priori o custo previsível de um incêndio, relacionado com questões ambientais, sociais e económicas num determinado local, faculta um grande apoio à tomada de decisão de proprietários, gestores e entidades territoriais.

    Objetivo:

    O objetivo global é tornar o território mais resiliente aos incêndios florestais e permitir um combate mais eficaz.

    Neste contexto, o ECOFIRE pretende desenvolver:

    • novas metodologias para a avaliação económica dos danos e impactos dos incêndios florestais, em áreas afetadas por incêndios
    • mecanismos para a recolha de informação relevante para a prevenção de incêndios florestais
    • uma ferramenta operacional de uma aplicação móvel para avaliação e cálculo dos dados económicos e impactos ambientais causados pelos incêndios

     

    Como a avaliação económica dos prejuízos causados pelos incêndios florestais é complexa, a equipa do presente projeto combina um conhecimento de alto nível de métodos de avaliação económica ambiental, impactos de incêndios florestais e ferramentas computacionais, com o objetivo de construir um modelo de avaliação, que conte com o envolvimento da população local e que sirva como uma ferramenta de apoio a políticas de gestão florestal e prevenção de incêndios.


    Setor: Gestão Florestal/ Incêndios

    • FCT
    • Universidade do Minho (UMinho)
    • Centro de Computação Gráfica (CCG)
. UMCprojetosTICE