+351 253510580 Mon. - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

CCG – Centro de Computação Gráfica

AUGMANITY – Augmented Humanity

Description
Parceiros
Financiamento
  • 2020-2023

     

    O AUGMANITY – Augmented Humanity é um projeto estruturante que ambiciona antecipar o futuro, desenvolvendo tecnologias amigáveis, imersivas e de suporte em ambientes de produção industrial. Através de uma estratégia coordenada entre os parceiros industriais e os centros de investigação, este projeto visa alavancar os seus resultados em diversos setores, onde o conhecimento gerado será explorado por meio de atividades de criação, disseminação, transferência e incorporação de tecnologias, tendo por base três pilares:

    1) desenvolvimento científico e tecnológico,

    2)  internacionalização do conhecimento e das tecnologias por meio dos tomadores das tecnologias e

    3) utilização do conhecimento e das tecnologias por potenciais utilizadores finais.

    O projeto encontra-se organizado em 6 PPS (Produtos, Processos e Serviços):

    • PPS1 – Ergonomia e Robótica
    • PPS2 – Big Data e Análises preditivas para a indústria 4.0 (i4.0)
    • PPS3 – Internet das Coisas Industrial (IIoT) e Conectividade
    • PPS4 – Visão artificial & Realidade aumentada
    • PPS5 – Recursos Humanos (HR) 4.0: Ferramentas para trabalhadores melhores e mais saudáveis em ambientes i4.0
    • PPS6 – Gestão do projeto

     

    O projeto tem como objetivos principais:

    1. Tornar os locais de trabalho, em ambiente industrial, mais atrativos no futuro;
    2. Otimizar a definição das tarefas laborais, de forma a minimizar ou a eliminar problemas de saúde associados a tarefas árduas intensivas, através de melhorias na ergonomia;
    3. Reduzir a ocorrência de atividades monótonas e repetitivas bem como frustração associada a estas;
    4. Permitir a preparação da mão de obra existente para o novo paradigma da digitalização;
    5. Permitir avaliar ou mesmo promover o compromisso personalizado do colaborador;
    6. Tirar vantagem da integração de sistemas físicos virtuais e da ultra-conectividade na cadeia de valor industrial.

    Todos estes desenvolvimentos devem ter em consideração a eficiência energética, por forma a obter fábricas mais inteligentes e mais “verdes” no futuro.

     

    O CCG, através do seu D.I.A CVIG, irá participar no PPS4 - Visão Artificial e Realidade Aumentada

    • Utilizar tecnologias de visão computacional para aumentar a flexibilidade nas operações industriais, otimizando os pontos de controle, libertando os operadores de tarefas tediosas e fornecendo interfaces de utilização avançadas e flexíveis para interação com sistemas de TI.
    • Controle de qualidade - desenvolver um sistema de inspeção de qualidade que, de forma autónoma, identifique peças defeituosas com maior precisão e ritmo idêntico ao de um operador.
    • Suporte à gestão de operações - desenvolver um sistema que identifica com precisão objetos, como produtos e equipamentos, no ambiente industrial e cria uma representação back-end de seu estado. Algoritmos de otimização vão usar essa informação para aumentar a produtividade no transporte e armazenamento de produtos acabados.
    • Visualização e interação de dados - desenvolver um sistema de realidade aumentada que apresenta a informação gerada pelo sistemas descritos anteriormente e por outros PPSs. Este sistema será capaz de recuperar informações contextuais com base na posição do dispositivo de observação no ambiente industrial.
    • Testar e validar estas soluções em cenários industriais relevantes, proporcionando demonstrações industriais com as tecnologias desenvolvidas.

  • BOSCH SECURITY SYSTEMS – SISTEMAS DE SEGURANÇA, S.A. (PROJECT LEADER), ADEQUADOSCÓPIO LDA, ALTICE LABS, S.A., ASSOCIAÇÃO C.C.G. / ZGDV – CENTRO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA, ASSOCIAÇÃO FRAUNHOFER PORTUGAL RESEARCH, ASSOCIAÇÃO PARA O PÓLO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ELECTRÓNICA – TICE.PT, ATENA-AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LDA, BOSCH TERMOTECNOLOGIA S.A., CENTITVC – CENTRO DE NANOTECNOLOGIA E MATERIAIS TÉCNICOS, FUNCIONAIS E INTELIGENTES, CRITICAL MANUFACTURING, S.A., EPL – SOLUÇÕES INDUSTRIAIS, LDA, GLOBALTRONIC – ELECTRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES S.A., GROUND CONTROL STUDIOS, LDA, HUAWEI TECH.PORTUGAL – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, LDA, ICC-INDUSTRIAS E COMERCIO DE CALÇADO S.A., IKEA INDUSTRY PORTUGAL, S.A., INSTITUTO DE TELECOMUNICAÇÕES, MICROPLÁSTICOS S.A., NIVERSIDADE DO PORTO – Faculdade de Ciências, OLI – SISTEMAS SANITÁRIOS, S.A., SAKTHI PORTUGAL S.A., UNIVERSIDADE DE AVEIRO, UNIVERSIDADE DO PORTO – Faculdade de Engenharia

. cVIGprojetosTICE
2