A Internet das Coisas é celebrada anualmente a 9 de abril, naquele que foi escolhido como o “IoT Day” – o Dia da Internet das Coisas.
Dia da Internet das Coisas
Este Dia da Internet das Coisas é um convite aberto à comunidade mundial para participar num evento, para organizar um hackathon, ou para simplesmente tomar um café com alguém partilhando uma ligação e discutindo a Internet das Coisas e as suas implicações.
Esta iniciativa internacional foi criada em 2010 pelo IoT Council para promover o conceito num ambiente global e colaborativo.
O tema do Dia da Internet das Coisas em 2018 foi IoT & Bem Social.
Encontre um evento em Portugal ou noutra parte do mundo no site oficial da data.
Internet das Coisas: o que é?
A IoT (Internet of Things / Internet das Coisas) é uma extensão da Internet, que permite aos objetos do quotidiano (dotados de capacidade computacional e comunicativa), se ligarem à Internet.
As “coisas” trocam dados entre si e com Internet, tomando decisões automaticamente, sem interação humana, segundo a sua programação.
Esta ligação possibilita, por exemplo, o controle remoto dos objetos comuns e que estes sejam utilizados como provedores de serviços.
Internet das Coisas: exemplos
A IoT pode ter muitas aplicações, mais ou menos quotidianas.
São exemplos de IoT:
- sensores para irrigação;
- sensores para estacionamento;
- termóstatos automáticos;
- automóveis conectados;
- máquinas de café conectadas;
- lâmpadas com ligação Wi-Fi;
- campainhas inteligentes;
- semáforos inteligentes;
- fechaduras inteligentes (smart locks);
- smartwatches com posicionamento geográfico e medição de batimentos cardíacos;
- aparelhos que medem o ruído urbano;
- assistentes virtuais que reagem a comandos de voz, etc.
A revolução da Internet das Coisas não diz respeito apenas a dispositivos domésticos, mas também à indústria, às cidades inteligentes, ou aos carros autónomos, para citar alguns exemplos.
O foco da IoT está em redes e no desenvolvimento de negócios em cinco verticais: casas, automóveis, cidades, retalho e wearables. Contudo, as possibilidades que se levantam são imensas, gerando diferentes cenários: vantagens e desvantagens, oportunidades, riscos e desafios.
Vantagens e aplicação da IoT
A nível de vantagens, a IoT permite aumentar o conforto e a segurança da pessoa. É possível, por exemplo, controlar toda a casa, com segurança e a partir de qualquer lugar. Usando um computador ou um dispositivo móvel, como um smartphone ou um tablet, ligado à Internet, pode-se ter um controlo total do lar, sem necessitar de instalar qualquer aplicação. Este é o caso da solução ONLY Smart Home.
Para empresas, a IoT permite identificar problemas, melhorar a utilização de recursos, aperfeiçoar infraestruturas e reduzir custos.
A tecnologia pode potenciar o micro empreendedorismo em países em desenvolvimento, à imagem do que aconteceu com o projeto MOSAIC 2B – Mobile Empowerment for the Socio-Economic Development in South Africa, em que o CCG trabalhou.
A maior eficiência e os novos modelos de negócios trarão benefícios económicos, mas o mais importante será mesmo as vantagens que a IoT acarreta no capítulo humano.
A IoT pode por exemplo melhorar a qualidade de vida dos idosos. Imaginemos um dispositivo que detete os sinais vitais de um idoso a viver sozinho e envie um alerta para aos profissionais de saúde quando se atinge um certo limite ou se percebe que esse idoso caiu e não se consegue levantar. Ou então uma aplicação que ajude a identificar a medicação necessária a tomar. Estes são exemplos tipo de projetos em que o CCG está a trabalhar em Portugal, como o projeto ALERTFALLS e o Senior Inclusive.
Mais do que mudar o mundo à nossa volta, a IoT tem a capacidade para mudar a nós próprios, os atores do cenário mundial…
Sabia que?
- As despesas B2B da IoT chegaram a quase 3 mil milhões de dólares em 2017, segundo o Internet of Things Consortium, mas o mercado está apenas a dar os primeiros passos.
- A IoT já conta com uma base instalada de 20,35 mil milhões de dispositivos, de acordo com dados da Statista de 2017.
- O mercado da IoT deve crescer de 170,57 mil milhões de dólares em 2017 para 561,04 mil milhões em 2025, segundo a consultora Research and Markets. (26,9% por ano).