InteracTalk – sessão 2: “Fatores Humanos na Saúde”

InteracTalk  | Conversas sobre Interação

Sessão 2: Fatores Humanos na Saúde

Data: 30 de abril, 2021

Hora: 16h00 às 17h30

Uma mudança na tecnologia muda a natureza da tarefa humana. Fazê-lo arbitrariamente em ambientes críticos é uma prática questionável, contudo, acontece com frequência em ambientes hospitalares. Os dispositivos médicos são propensos a erros de interação por diversos motivos, sendo que o erro oficial mais comum é chamado de “erro humano” ou “erro do utilizador”. A abordagem dos Fatores Humanos contempla uma perspetiva ampla do problema e incidentes, e tenta abranger todas as causas. Como parte dos esforços para ir além do erro e da culpa nos incidentes de segurança do paciente, o foco tem recaído na parte que a tecnologia desempenha para a boa ou má realização de uma tarefa.

Nesta conversa vamos debater sobre o erro humano, e como desenhar produtos e serviços de saúde centrados na tarefa, no utilizador e no contexto.

 

Registo gratuito:

Inscrição

 

PAINEL:

 

José Creissac Campos (UM – HASLab/INESC TEC)

José Creissac Campos é Professor Associado, com Agregação, no Departamento de Informática da Universidade do Minho e investigador sénior do HASLab/INESC TEC. Trabalha na intersecção entre a Interacção Humano-Computador e a Engenharia de Software, com particular ênfase em técnicas e ferramentas de análise automática de interfaces para sistemas críticos. Entre outros cargos, preside ao grupo de trabalho 2.7/13.4 em User Interface Engineering da IFIP (International Federation for Information Processing), à comissão de steering do ACM SIGCHI Symposium on Engineering Interactive Computing Systems e é membro do conselho editorial da revista Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction.

Carlos Silva (Outsystems)

Carlos Silva é um psicólogo com doutoramento em informática, que ao longo da sua carreira foi combinando o estudo da cognição humana com o desenvolvimento de tecnologia centrada no utilizador. Nos últimos 10 anos participou em projetos de investigação aplicada para o desenvolvimento de tecnologia em indústrias safety critical tão variadas como a automotiva, a realidade virtual, e a indústria da saúde. O trabalho na indústria da saúde foi uma peça fundamental da sua investigação durante o seu doutoramento, tendo incluído a participação num programa de intercâmbio que o levou ao Center for Devices and Radiological Health da Food and Drug Administration (USA) onde estudou as principais causas de erros de utilização com dispositivos médicos.

Atualmente é Product Designer na OutSystems onde desenvolve trabalho na área de Design de Produto e Interação Humano-Computador.

Júlio Martins (Everythink)

Júlio Martins é co-fundador e sócio da EVERYTHINK, um estúdio de design fundado em 2008, juntamente com o sócio João Petiz, que aplica métodos de design criativo na resolução de problemas, na geração de ideias e conceitos e na criação de produtos e serviços com impacto na sociedade. Enquanto equipa de estrategas, designers, engenheiros, modeladores e especialistas, possui uma experiência multissetorial e conhecimento multidisciplinar, que resultaram já em diversos prémios e reconhecimentos internacionais.

Além de serviços para grandes empresas, colaboram com várias start-ups no desenvolvimento dos seus próprios produtos e estratégias.

Júlio Martins é engenheiro mecânico com especialização em Design e Desenvolvimento de Produto e, entre outros projetos, é, ainda, co-fundador da AVA, uma marca de instrumentos musicais de elevada performance em materiais avançados, também sob a égide da Everythink. Os seus interesses são criatividade, design, engenharia, música, transportes e pessoas, e os seus projetos e empresas são o reflexo da sua própria vida.

 


Se quiserem acompanhar os próximos eventos e informações relacionadas, não deixem de se registar na nossa newsletter e de  nos visitar em www.ccg.pt, ou acompanhar-nos no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter!