O PIU "Perception, Interaction and Usability" está vocacionado para o estudo do ser humano, o seu comportamento, adaptação e interação com o mundo à sua volta, colaborando de forma estreita com o grupo EHF (Ergonomics & Human Factors Group) do Centro ALGORITMI da Universidade do Minho. Atua sobre três áreas fundamentais para a interação humano-tecnologia:
- Perceção - investigação de referência em processos percetivos básicos, de integração multimodal e motora (visual, áudio, audiovisual, audiomotora, visuomotora e, mais recentemente, háptica).
- Interação – projetos de fronteira entre ciência e tecnologia, com foco na análise da adaptação do utilizador a novos interfaces e dispositivos;
- Usabilidade - integra noções de desenvolvimento de soluções centradas no utilizador, recorrendo para isso a estudo no âmbito dos fatores humanos e ergonomia.
O principal âmbito de atuação do PIU é o desenvolvimento de estudos centrados na pessoa/no ser humano e assistir na criação de novos produtos que potenciam a sua adaptação, para uma melhor usabilidade e conforto, bem como a saúde/reabilitação, a segurança e o entretenimento.
O portfólio de projetos engloba as seguintes áreas:
- Automóvel;
- Rodovia;
- Transportes;
- Audiovisual e Entretenimento;
- Património e Herança Cultural;
- Usabilidade de software/novos interfaces;
- Saúde;
- Venda a Retalho;
- Educação;
- Biomecânica;
- Reabilitação;
- Desporto;
- Ambientes Assistidos;
- Indústria 4.0;
- Smart Cities.
Objetivos gerais
- Apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias de interação com estudos centrados no utilizador;
- Providenciar guidelines de design para tecnologias de utilização em contextos críticos para a segurança (ex. dispositivos médicos, sistemas de interface para o interior de veículos);
- Compreender os mecanismos básicos de perceção humana a aplicar esse conhecimento ao desenvolvimento de tecnologias para sistemas imersivos;
- Estudo da cognição humana em situações de HCI e aplicação desse conhecimento ao desenvolvimento de sistemas e tecnologias de informação e comunicação.