Workshop de Desenvolvimento de Conteúdos Audiovisuais

O workshop de Desenvolvimento de Conteúdos Audiovisuais, organizado pelo CCG – Centro de Computação Gráfica, vai decorrer no dia 25 de março, domingo, às 18h, na Fnac de Braga.

Este workshop é dirigido a todos os entusiastas das áreas do áudio, tecnologia da música e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais. A entrada é gratuita.

cartaz_PUB_WS-CCG

Conteúdos do workshop de audiovisual

Na palestra do workshop de desenvolvimento de conteúdos audiovisuais serão abordados os métodos atuais de produção de som 3D em duas vertentes:

  1. captação analógica de som 3D;
  2. modelação e geração computacional de som 3D.

 

Ao longo da palestra será dado um foco especial ao impacto que esta tecnologia pode ter na música, no cinema, e nos ambientes de realidade de virtual. Alguns resultados científicos obtidos, na área de perceção acústica com som 3D, pelo grupo de investigação PIU do CCG, serão também apresentados.

Oradores do workshop

Como oradores estarão Frederico Pereira, Mestre em Áudio e Acústica pela Universidade de Sidney, e Carlos Silva coordenador da equipa de investigação PIU do CCG. Frederico Pereira é técnico de desenvolvimento no CCG (área de desenvolvimento e perceção de som 3D). Carlos Silva encontra-se a terminar um doutoramento focado no desenvolvimento de ambientes audiovisuais de realidade virtual.

Equipa PIU

A equipa de Perceção, Interação, e Usabilidade do Centro de Computação Gráfica, é um grupo de investigação científica aplicada ao desenvolvimento de nova tecnologia de  produtos alicerçados no estudo e compreensão do utilizador.

Um dos projetos recentes desta equipa, foca-se no desenvolvimento de métodos de geração computacional de som 3D para conteúdos imersivos como jogos, música e experiências em realidade virtual.