Vencedores dos Prémios Inovação CCG

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Inovação CCG 2018. Os galardões destes prémios foram entregues no CCG – Centro de Computação Gráfica, a 23 de novembro, durante a Sessão Solene de comemoração dos 25 anos desta instituição.

PRÉMIO CCG – PRODUTO INOVADOR 2018

A empresa galardoada com o Prémio Produto Inovador 2018 CCG foi a Neadvance, Machine Vision, SA, com o produto “URBAN PROBE”, tendo-lhe sido atribuídas 50 horas de consultoria técnica.

Teresa Martins da Neadvance, Machine Vision, SA recebe o Prémio Produto Inovador 2018 do CCG, entregue pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

O produto Urban Probe consiste numa plataforma, modular e replicável à escala metropolitana, capaz de dar resposta a um problema complexo para o qual não existe, de momento, uma solução aceitável disponível no mercado. Este problema refere-se à análise e monitorização dos comportamentos das pessoas e veículos em áreas amplas. Assim, este produto está dotado de métricas objetivas capazes de valorizar um determinado meio (mupy, Digital signage, Corporate TV, etc.), ou de quantificar aspetos relacionados com o comportamento das populações num ambiente urbano. Esta solução apresenta o mesmo nível de desempenho quer em ambientes interiores quer em ambientes exteriores. 

PRÉMIO CCG – IDEIA INOVADORA 2018

O 1º Classificado do Prémio Ideia Inovadora CCG 2018 foi a empresa ADAPT4YOU,Lda, com a ideia “SMILEACCESS”. Esta empresa arrecadou 3.000€ e 30 horas de consultoria técnica como prémios pela ideia desenvolvida.

Andreia Matos da ADAPT4YOU recebe o 1º Prémio Ideia Inovadora 2018 do CCG, entregue por Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho e Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães

A ideia “SMILEACCESS” é destinada a pessoas com alguns tipos de deficiência, que estão especialmente condicionadas no acesso e na interação com os computadores, pois podem não conseguir executar movimentos ou ter a força necessária, nos seus membros superiores, para o fazer. Garantir uma interface fácil e intuitiva, tal como o acesso às diferentes tecnologias é, sobretudo, um imperativo social.

Existem pessoas que apenas conseguem comunicar com expressões faciais e apenas com estas expressões não conseguem exprimir-se na totalidade. Assim, com quadros de comunicação digitais, e com o SMILEACCESS, é possível conjugar as expressões faciais com a comunicação, permitindo que as pessoas se exprimam melhor, com mais vocabulário e tenham uma comunicação mais extensa e fluída.


A empresa classificada em segundo lugar foi a ARQI – Tecnologias de Informação, lda, com a ideia “ARNOTE”, vencendo 2.000€ e 30 horas de consultoria técnica.

Gustavo Maçães da ARQI – Tecnologias de Informação, lda recebe o 2º Prémio Ideia Inovadora do CCG, entregue por Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, e Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães

A ARNOTE permite usar realidade aumentada em conjunto com modelos 3d realistas para criar lojas digitais reais no local que o cliente deseje apenas usando o seu smartphone ou tablet. É também fornecido ao vendedor um backoffice que possibilita a gestão simples e rápida dos seus produtos. A solução faz ligação direta à plataforma de venda online da loja/empresa para aquisição dos produtos.


Em terceiro lugar ficou a empresa SHAPE, lda, com a ideia “PEERS®MR”, merecendo um prémio de 1.000€ e 30 horas de consultoria técnica.

Fernando Barbosa da SHAPE, lda, recebe o 3º Prémio Ideia Inovadora do CCG das maõs de José Luís Encarnação, da Technische Universität Darmstadt e do Fraunhofer Institute IGD (e fundador do CCG)

A “PEERS®MR” é uma intervenção digital motivadora e interativa de treino de competências sociais baseada em evidências científicas, com a duração de 16 semanas, destinada a crianças, jovens e adultos com autismo, hiperatividade e défice de atenção, ansiedade, depressão e outros desafios sociais.

Em cada sessão de grupo são ensinadas competências sociais importantes, criando oportunidades de as praticar durante as atividades de socialização. Os pais aprendem a ajudar os seus filhos a fazer e manter amigos, é fornecido feedback através de coaching durante os trabalhos de casa semanais de socialização. São usadas tecnologias de realidade virtual e aumentada e interação humano-computador. Esta foi a primeira vez que a familiar da promotora conseguiu aceder e interagir com um computador.


Os prémios Ideia Inovadora 2018 e Produto Inovador 2018, promovidos pelo CCG, têm o cofinanciamento do Norte2020 – Programa Operacional Regional do Norte e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Estão enquadrados no contexto de transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial.

Galeria de fotografias da entrega dos Prémios Inovação CCG