UH4SP: uma Assistência Remota com peso tecnológico!

Fonte do artigo e foto: Cachapuz Bilanciai Group

Imagem Assistencia Tecnica AR

O conceito de Assistência Remota (AR) visa o desenvolvimento de uma plataforma de assistência visual que permita a um técnico colaborar em tempo real com especialistas durante inspeções, avaliações, diagnósticos ou processos de suporte. O técnico partilha em tempo real o seu campo de visão, recorrendo a um capacete de Realidade Mista como o Microsoft Hololens. O especialista e o técnico podem comunicar através de áudio e vídeo para diagnosticar e resolver situações de avarias de determinados equipamentos, como por exemplo balanças Industriais.

O especialista, através do seu conhecimento mais aprofundado sobre o equipamento, poderá diagnosticar a avaria e guiar o técnico para a resolução da mesma, através da consulta de toda a informação existente sobre o equipamento e do envio de conteúdo multimédia adequado para o campo de visão do técnico. Estes conteúdos virtuais serão: fotos com esquemas, modelos 3d estáticos ou animados, vídeos de manutenção, anotações, texto, pdfs; que podem ser sobrepostos tridimensionalmente, de forma relativamente precisa, nos componentes do equipamento em manutenção.

Através de AR será possível otimizar a eficiência dos recursos humanos especializados, facilitar a assistência técnica à distância e reduzir os custos da logística referente à deslocação do especialista ao local da avaria. Uma empresa que ofereça AR será potencialmente mais eficiente e inovadora em relação à concorrência.

No contexto do projeto UH4SP – United Hub For Smart Plants , o Centro da Computação Gráfica está a desenvolver uma solução de assistência remota que visa dar resposta às necessidades da Cachapuz de assistência aos seus equipamentos e possa ser ainda uma mais-valia para a proposta de valor dos equipamentos e para o diálogo otimizado com os clientes.

O projeto UH4SP é liderado pela Cachapuz em co promoção com o Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho, a Associação C.C.G./Z.G.D.V. – Centro de Computação Gráfica, e a Eurotux Informática.

Toda a informação acerca deste projeto pode ser consultada no website www.uh4sp.com.

Sobre o autor:

nuno sousa cvig

Nuno Sousa | Gestor de projetos @CCG, D.I.A. CVIG

Nuno Sousa é licenciado e mestrado, com especializações em Engenharia de Aplicações e em Design e Análise e Conceção de Software, ambos diplomas em Engenharia informática, na Universidade do Minho. Nos últimos 10 anos esteve envolvido no desenvolvimento de vários projetos na área de Realidade Aumentada e Realidade Mista, Desenvolvimento de Software (Desktop e Web), Interação Humano-Computador, Computação Móvel, Domótica, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.