Think Tank “Desafios da desmaterialização dos processos organizacionais no contexto atual”

 

Acerca deste evento

Esta sessão de Think Tank terá lugar no próximo dia 08 de outubro, das 14h00 às 15h30, online - via plataforma zoom.

Irá reunir representantes empresariais e especialistas em investigação aplicada, que partilharão as suas experiências, desafios,  casos de sucesso inspiradores, e debaterão os seus pontos de vista para o futuro.

Sobre a temática

A tecnologia tornou-se essencial aos serviços da gestão de processos de negócio organizacionais, sendo o principal motor para acompanhar as constantes mudanças e evoluções no mundo atual.

Entre outros tópicos, a normalização de processos para identificar novos modelos de negócio tem-se destacado na busca por uma comunicação unificada entre os diferentes atores e pela geração de negócios para novos nichos de mercado. Por outro lado, o desenvolvimento de serviços de software com vista à gestão dos processos de negócio visa a criação e gestão de soluções ágeis e dinâmicas, cada vez mais orientadas à especificidade dos diversos contextos e utilizadores a servir.

Objetivo

Esta sessão tem como objetivo discutir como a desmaterialização dos processos pode ser obtida através da definição de modelos de negócio e modelos ontológicos, apoiados pela engenharia de requisitos e especificação de arquiteturas.

  • Quais são os problemas e as necessidades emergentes?
  • Como é que as tecnologias de informação os podem solucionar?
  • Quais são os benefícios e as mais valias que a adoção de metodologias de desmaterialização de processos potencia?

Estas são algumas das perguntas a que este Think Tank vai procurar responder.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.


 

Enquanto Unidade de Interface da UMinho, o CCG promove a transferência do conhecimento e tecnológico para o tecido económico, numa perspetiva multidisciplinar de investigação aplicada através da conceção e prototipagem de novos produtos e serviços do domínio das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE). Fomenta, deste modo, a inovação, o aumento da produtividade e a criação de valor por meio da incorporação de tecnologia nos processos produtivos.


Esta ação tem o cofinanciamento do Programa Operacional Norte2020, e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no contexto de ações de Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico do CCG.