Solução inovadora UH4SP traz novas valências ao mercado

Eficiência, eficácia e inteligência na unidade industrial. Estas são as valências que a solução UH4SP – Unified Hub 4 Smart Plants – traz ao mercado.

Atualmente, a problemática das unidades industriais é fornecer em perfeitas condições e ao melhor preço o produto certo, na quantidade exata, no destino correto, no momento esperado, e pela pessoa devidamente autorizada.

Foi este o desafio que projeto UH4SP procurou responder, garantindo visibilidade, segurança, controlo e otimização nas operações de carga e descarga e na movimentação de produtos, veículos e pessoas, automação de processos e colaboração com os diversos agentes ao longo da cadeia de valor.

Desenvolvido pelos parceiros CCG – Centro de Computação Gráfica, Cachapuz – Equipamentos para Pesagem, Lda., Universidade do Minho e Eurotux Informática, SA, entre 2016 e 2018, este projeto demonstra agora resultados muito positivos.

Esta solução inovadora enquadrada no referencial Indústria 4.0. consiste numa plataforma de gestão corporativa e colaborativa de processos logísticos, alicerçada em tecnologias cloud computing, Industrial Internet of Things, integrando ainda soluções de visão por computador, machine learning e realidade mista.

O UH4SP traz benefícios para as empresas como:

  • a promoção da eficiência operacional;
  • a otimização da gestão de recursos;
  • controlo automático de pessoas e veículos;
  • interação e suporte à navegação de motoristas em real-time.
  • o fortalecimento do relacionamento com clientes, fornecedores e transportadores;
  • o alargamento da atuação das diversas entidades na cadeia de valor;
  • a melhoria do atendimento ao cliente.

Com esta solução foi possível alcançar a promoção da visão corporativa e agregada de operações de unidades industriais dispersas por várias geografias, através de acessos remotos e locais; a construção de ferramentas colaborativas e transversais; e a otimização das operações e da experiência de utilização nas unidades industriais, com toda a confiabilidade do sistema.

Plataforma de gestão corporativa e colaborativa de processos logísticos [EPMQ]. Assistência remota e identificação automática de condutores e veículos [CVIG].

O contributo do CCG neste projeto foi repartido pelos domínios de investigação aplicada CVIG – Computer Vision, Interaction and Graphics e EPMQ – IT Engineering Process Maturity and Quality.

O CVIG focou a sua atuação na investigação e desenvolvimento de soluções de:

  • Identificação automática de condutor e veículo, com recurso à visão por computador;
  • Interface do motorista, através de dispositivo móvel, com foco na interação e auxílio à navegação dentro de fábrica;
  • Assistência remota, através da exploração de novos conceitos de telepresença em realidade aumentada.

Por seu lado, o EPMQ contribuiu no:

  • Levantamento de requisitos e de referenciais cloud computing, Industrial Internet of Things (IIoT) e Industry 4.0;
  • Desenvolvimento de serviços e aplicações de negócio para gestão de produção multi-fábrica;
  • Conceção de uma arquitetura e especificação de serviços (SOA) no contexto da Industry 4.0;
  • Definição de um modelo de negócio utilizando metodologias de alinhamento “business/IT”.

Para Nelson Alves, gestor do projeto no CCG (CVIG), “o UH4SP destaca-se pelos seus objetivos ambiciosos, ao almejar uma mudança disruptiva, do paradigma anterior para um conceito de indústria 4.0, num curto período de tempo. O projeto inovador, que permitiu a desmaterialização, automação e otimização de processos, assim como, a passagem de soluções on-premise para soluções baseadas em cloud, só foi possível graças a um elevado esforço de investigação e pela agregação de uma equipa multidisciplinar, capaz de congregar conhecimentos diversos, tais como: cloud computing, SOA, visão por computador, inteligência artificial, computação gráfica e computação móvel, apenas para realçar alguns.”

Por sua vez, Cândido Martins, Executive & Innovation Manager, na Cachapuz, enaltece que “o desenvolvimento do UH4SP permitiu concretizar a visão do futuro das soluções de automatização e otimização logística em unidades industriais, reforçar a Cachapuz como um player de referência a nível internacional e reposicionar a sua oferta a nível tecnológico e funcional, integrando componentes diferenciadores, inovadores e disruptivos, alinhados com os mais recentes paradigmas da industria 4.0”. Também realça que “a proximidade e cooperação entre as diversas equipas permitiu uma perfeita conjunção entre o conhecimento e o negócio, fator decisivo para o sucesso de um projeto com estas características e complexidade.”


O UH4SP foi financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Com 25 anos de experiência, o CCG posiciona-se na linha da frente da Investigação e criação de soluções inovadoras e disruptivas que visam transformar a indústria, tornando-a mais competitiva e inovadora.

Website UH4SP