Setor | Herança Cultural & Turismo

CCG tem vindo a aplicar técnicas e tecnologias tais como as de Realidade Virtual e Aumentada, de Visão por computador, de Multimédia, de computação móvel, de sistemas baseados em web, bem como conhecimento avançado na área da eletrónica e integração de sistemas no desenvolvimento de um vasto conjunto de soluções. Estas visam o apoio ao estudo, à gestão, à manutenção e à divulgação de informação com elevado interesse em termos de HC&T, tanto remotamente, como in situ.

Tais soluções têm incorporado uma forte componente de Investigação e desenvolvimento tecnológico aplicado, e têm tido um vasto leque de destinatários, de entre os quais se podem enumerar os seguintes:

Museus:

  • Soluções para utilização pelos curadores como apoio à gestão, manutenção e estudo de acervo; para utilização pelos visitantes como apoio à divulgação de conteúdos e enriquecimento das experiências de visita ou à divulgação universal, online, de conteúdos.

Autarquias:

  • Soluções para o apoio aos visitantes de centros históricos, por exemplo ao longo de percursos interpretativos;
  • Soluções para o apoio à divulgação e interpretação de monumentos, locais e vivências de tradição local;
  • Soluções para o apoio à preservação e divulgação de tradições culturais e memória coletiva.

Parques de Natureza:

  • Soluções de apoio ao visitante, por exemplo em percursos interpretativos, em particular os que incluem edificados históricos e património ecológico e geológico de elevado interesse.

 Instituições Públicas:

  • Utilização de tecnologias de informação comunicação e eletrónica(TICEs) para a divulgação de conteúdos e informação históricos existentes, em formatos não utilizável pelo público em geral (bibliotecas, centros de interpretação, etc).