Senior Inclusive: tecnologia inclusiva para a população sénior

O projeto Senior Inclusive foi destacado na rubrica Tech3 da RTP3.

Nelson Alves, investigador no CCG, do domínio de investigação aplicada CVIG, explicou sucintamente à RTP3 em que consiste a participação do CCG neste projeto focado na população idosa.

No contributo do CCG destaca-se a criação de um assistente virtual, em forma de avatar com aparência humana, para criar maior empatia com as pessoas que utilizam esta solução tecnológica. Este avatar pode ler e-mails e obedecer a comandos dos utilizadores, como ordens para fazer telefonemas, por exemplo.

O CCG está também a desenvolver um sistema baseado em visão por computador que permite o reconhecimento de medicamentos através de fotografias, facilitando a toma de medicamentos por parte do idoso.

Fonte de vídeo: RTP3, rubrica Tech 3


Este projeto Senior Inclusive é uma co-promoção do Centro de Computação Gráfica (CCG), da Universidade do Minho (UM), do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), e da siosLIFE.

O Senior Inclusive (projeto nº 17967) é um projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.