+351 253 510 580 Mon - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

Aprofundar o estudo do processamento espácio-temporal de informação sensorial e motora gerada por uma ação.

FAPA – From audio-visual perception to action: the processing of spatiotemporal components

Description
Financiamento
Parceiros
  • 2015-2017

    O objetivo central deste projeto é compreender como o sistema percetivo integra a informação audiovisual disponível, considerando objetos que se aproximam do observador.

    Propomos simular eventos dinâmicos num ambiente virtual imersivo, a fim de avaliar os seguintes quatro objetivos principais:

    • 1. Compreender o papel das modalidades auditivas e visuais em eventos em aproximação do observador. Mais precisamente, estudar a precisão do sistema percetivo quando as modalidades auditiva e visual são apresentadas isolada e/ou simultaneamente, as pistas que mais contribuem para o desempenho dos sujeitos nessas condições e verificar se existe um benefício na apresentação de duas fontes de informação.
    • 2. Investigar se os parâmetros mais relevantes para os julgamentos de sujeitos em relação às tarefas percetivas são os mesmos para as ações intercetivas.
    • 3. Compreender o processamento da informação espácio-temporal em eventos audiovisuais e o papel de cada modalidade, isolada ou combinada. Vamos verificar se as informações espaciais e temporais são dependentes da modalidade, dependentes da tarefa ou ambas. A congruência da informação será estudada para ambas as modalidades de forma a perceber se, quando uma das modalidades não segue as regras físicas apresentadas pelo outro, se há um benefício ou um comprometimento para os sentidos de forma isolada ou combinada.
    • 4. Testar de que forma as propriedades do espaço de trabalho influenciam a performance em tarefas perceção-ação. Neste sentido, será estudado o efeito do feedback uni ou multimodal na iniciação, execução ou controlo motor. Assim, vamos avaliar qual o papel do movimento do membro superior na performance de tarefas cujo objetivo é antecipar ações a um nível temporal, espacial e espácio-temporal.

    Este projeto permitirá à equipa aprofundar o estudo do processamento espácio-temporal de informação sensorial e motora gerada por uma ação.


    Cliente:

    logo_bial

  • Cliente:

    logo_bial

     

. PIUSaúde&Bem-Estar

Recent projects

All
. cVIG
. EPMQ
. PIU
. UMC
Herança Cultural & Turismo
Saúde&Bem-Estar
setores
TICE