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ANPEB – Análise do comportamento de peões baseada na simulação de ambientes urbanos e sua incorporação em modelos de risco

Description
Financiamento
Parceiros
  • 2017-2019

    O projeto ANPEB tentará diminuir o número de peões feridos nas estradas.

    Entre as prioridades para a área dos transportes do programa “Horizonte 2020” está a de melhorar a eficácia, integração e segurança dos sistemas de transporte.

    Quanto à segurança, o desenvolvimento tecnológico automóvel tem contribuído para uma redução substancial do risco de ferimentos ou morte dos ocupantes de veículos. Porém, existe uma necessidade crescente de olhar para as vulnerabilidades dos chamados Utilizadores Vulneráveis da Estrada (VRU), em particular os peões que, na Europa, compõe 21% de todas as mortes na estrada.

    Neste contexto, a Universidade do Minho lidera um projeto de investigação, financiado pela FCT que visa estudar fatores de risco do comportamento de peões.

    Serão abordados fatores como:

    • diferentes tipos de estrada e ambientes rodoviários;
    • perfil demográfico dos peões;
    • interação dos peões com o tráfego motorizado.

     

    O estudo pretende obter modelos de risco que descrevam a interação peão-veículo em travessias não semaforizadas, com base na análise de comportamento dos peões.

    Estes modelos serão baseados em:

    1. estudos observacionais de campo nos quais o comportamento de peões em situações reais será observado, registado e analisado;
    2. ambientes simulados virtuais que permitirão recriar e manipular situações de atravessamento com diferentes graus de risco.

     

    O CCG através do seu domínio PIU (Perception, Interaction and Usability) terá um papel relevante na componente de simulação, contribuindo para a construção das simulações e trabalhando diretamente nas recolhas e análise de dados em ambiente experimental simulado que decorrerão no espaço CAVE do CCG.

    O CCG contribuirá para os outputs do projeto ANPEB. Estes incluem um conjunto de modelos de simulação que modelarão o risco de acidentes peão-veículo em função de geometria, características individuais dos sujeitos, risco percebido, tráfego de veículos e peões e tipos de pavimento. Está também previsto o desenvolvimento de modelos de atrito e deslocamento em grupo de peões.

  •  

    • Universidade do Minho
    • FEUP
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