Projeto “UMinhoTech – Technology for Future” promove a transferência de tecnologia no tecido empresarial

UMinhoTech. Este é o nome do projeto que pretende impulsionar a valorização económica do conhecimento científico produzido na Universidade do Minho e nas suas Interfaces Tecnológicas, nomeadamente no CCG – Centro de Computação Gráfica, no PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros e no CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.

Com mais de 57 mil graduados, a Universidade do Minho (UM) representa cerca de 10% do sistema científico português. Ademais, a UM é uma das instituições nacionais com maior capacidade de coordenação de grandes projetos europeus.

Consórcio UMinhoTech

O projeto UMinhoTech será desenvolvido pelo PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, em parceria com o CCG – Centro de Computação Gráfica e o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.

Objetivos do UMinhoTech

Com o nome completo de UMinhoTech – Technology for Future, o projeto tem como objetivos primordiais:

  • fomentar a valorização económica dos resultados de I&D produzidos pela UM e pelas suas Interfaces Tecnológicas;
  • fortalecer a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial.

Dada a dinâmica introduzida por este projeto, pretende-se ainda:

  • impulsionar a comunicação com o tecido empresarial;
  • promover a visibilidade das unidades de I&D;
  • angariar novos projetos e clientes;
  • conceder às empresas uma resposta integrada do universo Universidade / Centros de Investigação;
  • internacionalizar a UM e as suas Interfaces Tecnológicas.

UMinhoTech Interfaces

Abordagem inovadora do projeto

Para alcançar estes objetivos, o consórcio do projeto colocará em prática uma abordagem inovadora no tecido empresarial, com a criação de um ecossistema composto pela Universidade do Minho e pelas suas Interfaces Tecnológicas (PIEP, CCG, CVR e a TECMINHO).

Este ecossistema é concretizado na conceção da marca “UMinhoTech”. Esta marca agrupa o portefólio de serviços e dos conhecimentos científicos e tecnológicos concebidos nestes centros de saber, demonstrando as mais valias para as empresas da colaboração com estes centros.

Será também desenvolvida uma plataforma tecnológica interativa para a divulgação da marca UMinhoTech e para a transferência de conhecimento dos centros de conhecimento para as empresas.

No Campus de Azurém, em Guimarães, será criado um showroom, com uma amostra da melhor tecnologia da academia e das suas interfaces, que funcionará como sala de visitas para as empresas e instituições que visitem a UM.

Para a disseminação das competências científicas e tecnológicas deste ecossistema implementar-se-ão três projetos de demonstração de tecnologia de atividades de I+D+I.

Já para aumentar a visibilidade a nível internacional, o consórcio promotor do UMinhoTech participará em eventos internacionais e fomentará a participação em plataformas e redes de cooperação internacionais.

Financiamento do projeto

Este projeto tem o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 898 mil euros, o que resulta num incentivo FEDER de 763 mil euros.