Projeto School BUS conduz a resultados promissores

O School BUS é uma iniciativa do novo Laboratório Vivo para a Descarbonização, no âmbito do projeto BUILD, que foi estreado na Semana Europeia da Mobilidade 2018, na cidade de Braga, e que estará em funcionamento durante todo o ano letivo de 2018/2019.

Este School BUS transporta alunos para vários estabelecimentos de ensino de Braga, evitando a concentração de viaturas particulares junto às escolas em horários críticos e diminuindo o impacto ambiental das mesmas.

A iniciativa almeja mais segurança, mais qualidade de vida e mais inclusão, para além da redução da poluição e da sinistralidade.

School BUS: inscrições e escolas abrangidas

O School BUS liga as quatro principais entradas de Braga às escolas através de autocarro e abrange o Ensino Básico em seis escolas da zona central da cidade (Escola Básica 2/3 Francisco Sanches, Escola Básica 2/3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian).

As inscrições no School BUS são gratuitas e efetuam-se online.

Também é possível encontrar online toda a informação relativa a horários, trajeto e paragens.

School BUS: primeiros resultados

O projecto apresenta-se como a medida de maior impacto na alteração de comportamentos de mobilidade na cidade de Braga.

O School BUS está em funcionamento desde 17 de setembro e já apresentou resultados iniciais extremamente promissores, com o retirar de mais de 100 carros da zona BUILD (área de ação do laboratório), facilitando a mobilidade de todos e melhorando a qualidade do ar.

A iniciativa da autarquia bracarense poderá ser alargada no futuro a nível municipal e nacional.

Envolvimento do CCG na iniciativa

O CCG – Centro de Computação Gráfica participa nesta iniciativa, por intermédio do seu dominío de investigação aplicada UMC – Urban and Mobile Computing.

Este dominío está responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de monitorização e gestão do transporte, de informação aos encarregados de educação e pela componente de interligação à plataforma de gestão da cidade.

Saiba tudo sobre a contribuição do CCG no projeto BUILD.