Arrancou o projeto mobilizador FAMEST para estimular o calçado nacional

O pontapé de saída do projeto mobilizador FAMEST – Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies – foi dado a 22 de novembro, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, por mais de três dezenas de jogadores-chave: empresas líderes do ramo do calçado e entidades de investigação, desenvolvimento e inovação, como o Centro de Computação Gráfica (CCG).

projeto mobilizador famest

Objetivos do projeto mobilizador FAMEST

Tal como o nome FAMEST indica (calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software – traduzindo para português), este projeto impulsionará a inovação no setor do calçado. O seu objetivo é  desenvolver a implementação da Agenda de Investigação e Inovação, assumida pelo Cluster Português do Calçado e Moda para o período 2014-2020.

No decorrer da próxima década, o Cluster trabalhará na internacionalização do calçado nacional, tornando-o uma referência mundial, através da sofisticação e da criatividade da oferta, da diferenciação dos materiais e dos processos produtivos, e da qualidade dos produtos e dos modelos de negócio.

Com o trabalho de Investigação e Desenvolvimento realizado no FAMEST, a indústria do calçado e da moda conseguirá dar um salto qualitativo, esperando-se que já daqui a 3 anos a indústria esteja melhor e mais rica com os resultados obtidos.

Consórcio FAMEST

Este projeto ambicioso é promovido por um consórcio de 23 empresas ligadas ao setor do calçado (couros, palmilhas, solas, produtos químicos, software, equipamentos, logística, retalho), assim como por 9 entidades de I&I.

Estas entidades, onde se inclui o CCG, possuem capacidades multidisciplinares que garantem a prossecução de resultados inovadores e a devida apreciação monetária nos mercados nacional e internacional pelos promotores.

FAMEST2017_COMPETE

CCG parceiro I&DT no Portugal 2020

O CCG  é uma entidade qualificada pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) para a Prestação de Serviços de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) e para a Consultoria e Serviços de Apoio à Inovação no tecido empresarial.

O CCG participa ativamente no quadro comunitário de apoio Portugal 2020 e está disponível para integrar projetos mobilizadores e estruturantes, com vista a apoiar as PMEs nacionais em Projetos Individuais de I&DT, Núcleos de I&DT e Co-Promoção de I&DT.

Refira-se que o CCG já contribuiu em grandes projetos estruturantes e mobilizadores do setor, como por o exemplo o FACAP – Fábrica do Calçado PEDIP e o FATEC – Fábrica De Alta Tecnologia Para Fileira Do Calçado.

Apoio ao projeto

O projeto FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies conta com apoio do promotor FORTUNATO O. FREDERICO & CA LDA e com o cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico I&DT – Programas Mobilizadores, envolvendo um Investimento elegível de 5,9 milhões de euros.

financiamentos