Feira Internacional de Calçado “MICAM Shoevent”

Fonte: Correio do Minho | 2012

O Centro de Computação Gráfica, sediado na Universidade do Minho, desenvolveu um assistente virtual, que dá a conhecer aos potenciais interessados o portfólio das empresas, conseguindo interagir com eles de forma a responder às respetivas solicitações. A tecnologia foi lançada recentemente por uma empresa portuguesa aquando da Feira Internacional de Calçado “MICAM Shoevent”, que juntou em Milão(Itália) alguns dos designers mais conhecidos do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

“O assistente virtual mostrou-se pró-ativo, conseguindo interpelar e captar a atenção dos visitantes quando estes se encontravam próximos do quiosque, tecer comentários consoante a atividade das pessoas e disponibilizar de forma inovadora e atrativa informação sobre a entidade e os respetivos produtos”, explica Pedro Ribeiro, coordenador do projeto presente no evento que reuniu 1.573 expositores de renome internacional. “Este tipo de solução é uma mais-valia para o marketing empresarial, uma vez que permite acrescentar um cunho diferenciador”, acrescenta.

O assistente virtual está integrado num quiosque de informação, constituído por um ecrã de controlo horizontal que possibilita a interação e navegação no catálogo através do multitoque e outro vertical onde se encontra o assistente. Esta inovação pode ser aplicada em diversas vertentes, nomeadamente em sistemas de assistência, jogos de computador, terapias psicológicas, treinos, entretenimento educativo, arte, criatividade e entretenimento, livros digitais e publicidade.

A solução foi desenvolvida no âmbito do projeto TOPIC SHOE, cujo objetivo foi a utilização de assistentes virtuais no setor do calçado, de forma a fornecer informações sobre os modelos apresentados no catálogo, o aconselhamento na parametrização das cores e comparação de modelos, bem como o registo de opiniões dos utilizadores.

Este projeto é cofinanciado pelo ON2 – Programa Operacional Regional do Norte, pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e conta com a parceria das empresas Jefar, Mind, Oficina Soluções, CTCP, Joaquim José Heitor e Klaveness.