+351 253510580 Mon. - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

CCG – Centro de Computação Gráfica

RAILtoLAND

2019-2022

Paisagem e Ferrovia na identidade cultural europeia

Enquadramento:

O projeto RAILtoLAND visa explorar o valor social e educativo da paisagem cultural europeia, como património comum, e como catalisador da consolidação dos processos de identidade europeia, coesão social, criação de culturas locais e melhoria do bem-estar humano. Está alinhado com os objetivos da Convenção Europeia da Paisagem, envolvendo a população-alvo nos processos de tomada de decisão e na conceção de iniciativas de valorização da paisagem.

Em particular, o projeto propõe dinâmicas de aprendizagem formais e informais, que dão prioridade aos diálogos estruturados com os jovens e à aprendizagem mútua num contexto internacional e intercultural. Testa metodologias de inovação educacional, tais como Design Thinking ou Learning by doing, destinadas a melhorar as aptidões e competências horizontais em comunicação, criatividade e pensamento crítico. Recorre às plataformas de Aprendizagem Aberta dos parceiros do Ensino Superior para expandir a sua oferta de formação em termos de valorização, gestão e proteção das paisagens, especificamente as paisagens europeias, e o seu património construído, especialmente o ferroviário. De facto, os caminhos-de-ferro são o foco deste projeto devido à sua natureza estruturante e dinâmica do território, e porque serve de plataforma para a valorização das paisagens culturais em toda a Europa a partir de uma nova perspetiva e porque constitui um dos elementos-chave na construção da Europa moderna.

MOOC

As atividades propostas consistem na conceção de um Micromaster MOOC sobre a valorização e comunicação das paisagens culturais europeias e do seu património ferroviário, acessível gratuitamente e um guia de conteúdos didáticos RAILtoLAND, aplicado à linha Porto-Vigo. Acompanhando este material didático de natureza mais teórica ou conceptual, serão concebidos outros produtos intelectuais digitais para otimizar as suas possibilidades de transferência para os cidadãos, com um perfil mais informativo (embora com conteúdos de alta qualidade), mais dinâmico (vídeos, modelação 3D de paisagens, realidade aumentada...). Estes materiais serão integrados numa aplicação, RAILtoLAND, transferível em iOs e Android que funcionará através da geo-posição do comboio ao longo das diferentes unidades de paisagem identificadas. Devido à natureza específica do conteúdo e do funcionamento da aplicação, será concebido, como projeto-piloto, para a linha ferroviária Porto-Vigo.


Consórcio:

Colaboradores piloto:


  • Tópico: Parcerias estratégicas para o ensino superior
  • Contribuição da UE: 376 k€
  • Parceiros: 6 parceiros de 4 países
  • Coordenador do projeto: Universidade Politécnica de Madrid
  • Acordo de subvenção: 2019-1-ES01-KA203-065554

Este projeto recebeu financiamento do programa Erasmus+ da União Europeia ao abrigo do acordo 2019-1-ES01-KA203-065554. 


. cVIGHerança Cultural & Turismo