+351 253510580 Mon. - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

CCG – Centro de Computação Gráfica

IS_MIRRI21: Implementação e Sustentabilidade da Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos para o Século XXI

2020-2023

O projecto IS_MIRRI21 visa implementar a Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI) e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Com isso em mente, a missão do IS_MIRRI21 é servir a Biociência e a Bioindústria, fornecendo:

  • uma ampla gama de recursos biológicos de alta qualidade e dados associados,
  • sustentabilidade a longo prazo da biodiversidade microbiana
  • conhecimento e desenvolvimento profissional.

Essa missão será alcançada oferecendo ao universo de stakeholders, da academia, laboratórios governamentais e do setor privado, acesso a um portfólio de Centros de Recursos Biológicos microbianos (mBRC's), serviços, conhecimento, formação e treino e sinergicamente no topo das proficiências do MBRC.

Para acelerar processos inovadores de investigação em ciências da vida e biotecnologia utilizando microrganismos, ou seus derivados, IS_MIRRI21 criará um portal de ponto de entrada única (Ambiente de Trabalho Colaborativo) para promover seus serviços, recursos, competências e atividades de transferência de conhecimento, bem como para fornecer acesso a informação relativa aos recursos dos parceiros, de forma interoperável, para investigação sobre os dados e mineração de dados.

O conhecimento, continuamente crescente, será transferido aos stakeholders por meio de clusters especializados (por exemplo, para aspetos legal, para biossegurança, para apoiar programas de treino e formação, informação e tecnologia de ponta, etc.). Promoverá a colaboração de investigação de soluções interdisciplinares e inovadoras (indústria e academia) por meio da oferta de acesso transnacional (estudo piloto) em diferentes tópicos microbianos, definidos em serviços de workflow.

Este projeto IS_MIRRI21 pretende ser um parceiro sólido no universo da ESFRI sobre as Infraestruturas de investigação em Ciências Biológicas e Médicas, consolidar o funcionamento da MIRRI e ampliar a adesão e a cobertura europeia e pan-europeia.


Consórcio:

-  Universidade Do Minho (PT )

- Sociedade Portuguesa de Inovação - Consultadoria Empresarial E Fomento Da Inovacao S.A. (PT)

- Associação CCG/zgdv – Centro de Computação Gráfica  - CCG (PT)

- Universitat De Valencia (ES)

- Institut National De La Recherche Agronomique (FR)

- Institut Pasteur (FR)

- Universidad De Las Palmas De Gran Canaria (ES )

- Koninklijke Nederlandse Akademie Van Wetenschappen - Knaw (Nl)

- Service Public Federal De Programmation Politique Scientifique (BE)

- Prof. Waclaw Dabrowski Institute Of Agricultural And Food Biotechnology (Pl)

- Latvijas Universitate (LV)

- Ethniko Kai Kapodistriako Panepistimio Athinon (El)

- Universita Degli Studi Di Torino (IT)

-Institut Of The Russian Academy Of Sciences Skryabin Institute Of Biochemistry And Physiology Of Microorganisms Ras (RU)


Financiamento:

Este projeto recebeu financiamento do programa HORIZONTE 2020 de Investigação e inovação da União Europeia, nos termos do Acordo de Subvenção nº 871129.


. EPMQ. PIUprojetosSaúde&Bem-Estar