+351 253510580 Mon. - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

Centro de Computação Gráfica

Intelligent 4D Moulds

2018-2020

O projeto Intelligent 4D Moulds visa investigar o estado da arte dos processos de produção de moldes e desenvolver um sistema tecnologicamente inovador que incluirá novos processos na produção de moldes, com recurso a técnicas de visão computacional e realidade aumentada.

Estas técnicas permitirão reduzir os custos de produção, tornando as empresas mais competitivas no mercado nacional e internacional. Ao explorar e conjugar o potencial de ambas as tecnologias, será possível definir e identificar, em cada processo de conceção e fabrico, quais os problemas existentes e apoiar na sua resolução.

O consórcio promotor do projeto é constituído por duas empresas, a A.Silva, Godinho & Ca Lda e a Meteorikequação, e por uma entidade não empresarial, a Associação CCG/ZGDV – Centro de Computação Gráfica.

Estando envolvido em todas as etapas do projecto, o Centro de Computação Gráfica, pelo seu domínio de investigação aplicada CVIG, foca a sua participação em três grandes linhas de I&D+i:

  • inspecção automática de análise dimensional e geométrica de moldes integrada nas máquinas de maquinação;
  • ambiente imersivo para colaboração e assistência remota entre todos os stake-holders para acompanhamento e validação do processo de concepção e testes dos moldes a construir;
  • sistema de realidade aumentada com base em tecnologia holográfica para deteção de erros.

Financiamento

Intelligent 4d Moulds (projeto nº 33625) financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Investimento Total Elegível: 515 174,42€

Apoio financeiro da EU: 322 795,11€


Parceiros

  • A. Silva, Godinho & CA LDA;
  • Meteorikequação
. cVIGprojetosTICE
1