+351 253510580 Mon. - Fri. 09:00 - 18:00
Follow us:

Projetos

CCG – Centro de Computação Gráfica

Easy ride

2018-2020

A introdução da mobilidade elétrica, da condução autónoma e da conectividade de veículos augura grandes alterações ao atual paradigma de mobilidade rodoviária. Perspetiva-se um futuro em que serão comuns os veículos autónomos, individuais e/ou partilhados, permanentemente conectados entre si, à infraestrutura e a outros veículos. Tal cenário promete ganhos substanciais em segurança, conforto, eficiência e sustentabilidade do sistema de transportes.

O programa Easy Ride visa desenvolver tecnologias para responder ao futuro paradigma de mobilidade. Corresponde à terceira iteração da Parceria Universidade do Minho – BOSCH Car Multimédia, que conta com o CCG como parceiro. Estendendo os programas anteriores (HMIExcel e INNOVCAR), inclui agora também o desenvolvimento de soluções para veículos de duas rodas (2-Wheelers) conectados. Para motociclistas e ciclistas a conectividade promete benefícios em termos de conforto, segurança e eficiência.

O programa terá foco na:

  • Sensorização do interior de veículos autónomos partilhados;
  • Comunicação veículo – infraestrutura;
  • Conectividade com veículos de duas rodas;
  • Cockpits inteligentes.

O CCG participará no programa através dos DIAs EPMQ, PIU e UMC. O seu foco será no apoio ao desenvolvimento de soluções para veículos de duas rodas, desenvolvimento de sistemas de sensorização e validação de novas propostas de interação homem-máquina no interior dos veículos.


Parceiros:

  • Bosch
  • Universidade do Minho

Financiamento:

(POCI-01-0247-FEDER-039334) 

PT2020

COMPETE2020

União Europeia (FEDER)

. EPMQ. PIU. UMCprojetosTICE