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COGNITO: Captura e reconhecimento automático das atividades senso-motoras do ser humano

Centro de Computação Gráfica

COGNITO: Captura e reconhecimento automático das atividades senso-motoras do ser humano

2010-2013

O projeto COGNITO tem como objetivo aumentar a capacidade de captar, reconhecer e processar a actividade humana.

Especificamente, propõe-se desenvolver novas técnicas que permitirão que os padrões de fluxo de trabalho cognitivo a ser analisado, apreendido, gravado, e, posteriormente processado, seja feito de uma forma orientada e adaptada ao utilizador.

Este projeto foca-se em tarefas que envolvem a manipulação manual de objetos e ferramentas, devido à sua importância em muitas aplicações industriais.

Os principais objetivos do projeto incluem o desenvolvimento de uma rede de sensores corporais, composta de sensores de inércia em miniatura e sensores de visão, a criação de um modelo de osteo-articular do corpo humano, a captura digital do fluxo de trabalho, e o desenvolvimento de novos mecanismos para a visualização e interação com o utilizador.

A interface final com o utilizador será criada com recurso a técnicas de Realidade Aumentada, de forma a permitir uma boa assistência à sua utilização e interacção.

Existe um grande número de propriedades fundamentais que os sistemas de captação cognitiva necessitam possuir.

O projeto COGNITO pretende abordar:

  • A capacidade de detecção e medição da actividade humana relevante, nomeadamente as efetuadas através de simples movimentos da mão e gestos, movimentos oculares e a manipulação complexa de objetos;
  • A mobilidade e flexibilidade, permitindo que a atividade, a ser capturada na tarefa natural, seja efetuada num ambiente com instrumentação minimamente invasiva, evitando a necessidade de infra-estruturas fixas ou constritivas;
  • Processamento de sensores e a combinação de algoritmos que sejam capazes de executar uma interpretação sofisticada dos dados capturados dos sensores, efeuando a análise e reconhecimento de actividade, tanto individualmente, como num contexto mais vasto da tarefa resolver;
  • Frameworks de aprendizagem capazes de mapear e de combinar os canais aferente e eferentes da atividade executada pelo utilizador, permitindo que as ações sejam ligadas diretamente aos padrões de fluxo de trabalho e realização de tarefas;
  • Mecanismos de representação visual, que permitam que o conhecimento cognitivo adquirido seja transferido funcionando como suporte e assistência a interação pelos utilizadores.

Parceiros:

DFKI – Deutsches Forshungzentrum für Künstliche Intelligenz GmbH
University of Bristol
University of Leeds
CNRS – University of Compiegne
Trivisio Prototyping GmbH
Technologie-Initiative SmartFactory Kl e. V


Financiamento:

SEVENTH FRAMEWORK PROGRAM
THEME ICT-2009.2.1 Cognitive Systems and Robotics
ICT – Information and Communications Technologies
Project Number: ICT - 248290

 
. cVIG. EPMQTICE
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