Museu Nacional da Resistência e Liberdade conta com um áudio-guia desenvolvido pelo CCG para uma experiência realmente imersiva

Os Domínios de Investigação Aplicada PIU e UMC do CCG – Centro de Computação Gráfica, participaram no desenvolvimento de um áudio-guia inovador que utiliza captações binaurais (som 3D) para uma experiência de visita totalmente imersiva ao novo Museu Nacional da Resistência e Liberdade (MNRL), em Peniche.

O MNRL constitui o mais recente Museu Nacional e pretende contar a história dos muitos presos políticos que passaram pelo Cadeia do Forte de Peniche.

Ao utilizar o áudio-guia desenvolvido pelo CCG, em colaboração com a Wiseware e atores do grupo de teatro “A Confederação”, o visitante ouvirá a história do Forte de Peniche enquanto presídio sempre pontilhada por apontamentos acústicos que pretendem reproduzir com alta fidelidade as experiências acústicas que os próprios presos políticos viveram em Peniche.

Pelo seu elevado foco no isolamento sensorial da sua comunidade prisional – celas isoladas, muros altos, pouco contacto com o exterior – a Cadeia do Forte de Peniche ficou especialmente conhecida por deixar memórias acústicas muito vívidas a quem por lá passou.

No meio do silêncio, o som era uma companhia.

Há um som quando nós estamos presos que nunca mais nos sai dos ouvidos…

Testemunhos de Mário de Carvalho e Domingues Abrantes, dois antigos presidiários da cadeia do Forte de Peniche.

Em Peniche estiveram presas 2510 pessoas, entre elas o escritor Mário de Carvalho, o conselheiro de Estado Domingos Abrantes, o historiador Fernando Rosas e o dirigente do PCP Álvaro Cunhal.

Frederico Pereira, investigador CCG, do domínio PIU, a gravar sons ambiente no parlatório do Forte de Peniche para o áudio-guia. Foto Rádio Renascença

Na reportagem seguinte, da Rádio Renascença, o investigador CCG, Frederico Pereira, explica como foi possível reproduzir essas memórias acústicas no conteúdo do áudio-guia. É a partir dos 11 minutos e 20 segundos da reportagem que se pode constatar a importância do som, da criação do áudio-guia e da experiência de captação do som nesta fortaleza.


Mais info: