Fecho do programa Innovative Car – Human Machine Interface

Os resultados da parceria de inovação “Innovative Car – Human Machine Interface (IC-HMI)” da Bosch com a Universidade do Minho (UM) foram apresentados no início de julho no Fórum Braga, num evento denominado de Innovative Car Experience 2018.

Foi com a conclusão dos projetos INNOVCAR e iFactory que se encerrou a segunda fase da parceria da UM com a Bosch, que promete construir o futuro da mobilidade e que tem sido desenvolvida desde 2013.

Este programa IC-HMI envolveu mais de 400 engenheiros e investigadores e contou com um investimento de 54,7 milhões de euros, naquele que foi o maior contrato de investigação e desenvolvimento alguma vez celebrado em Portugal.

bosch UM

Foto de grupo parceria Bosch – UM; Fonte: Innovative Car HMI

Participação CCG no programa IC-HMI

O CCG – Centro de Computação Gráfica – participou neste programa IC-HMI enquanto parceiro estratégico de ID&T, em vários domínios, como por exemplo:

  • no desenvolvimento e validação de conceitos de human-machine interface;
  • na capacitação de recursos humanos em gestão de processos de desenvolvimento de software;
  • em sistemas de localização para veículos industriais autónomos;
  • na visão por computador.

O CCG, enquanto centro de interface tecnológico da UM, esteve envolvido pelos seus quatro domínios de investigação aplicada em dois projetos INNOVCAR (de inovação de interfaces homem-máquina), e em quatro projetos iFactory (que lançam as bases para os novos conceitos de fabricação).

 

Projetos INNOVCAR

A linha de atuação INNOVCAR contempla 13 projetos de investigação e centra-se na inovação de interfaces homem-máquina nos automóveis. Com ela pretende-se desenvolver a condução autónoma, com carros inteligentes capazes de captar informação sobre o mundo circundante.

1) P06.08.09: Cockpit of the Future: HMI Concepts and Functions

Objetivo: desenvolver os conceitos de interação e funcionalidade que fazem parte do cockpit do futuro.

O CCG participou neste projeto, através do seu domínio de investigação aplicada PIU, na aplicação de um processo de Engenharia de Usabilidade para validação das tecnologias e protótipos de sistemas HMI.

2) P10.13: Cloud Applications for Smart Cars

Objetivo: construir uma nova arquitetura e um novo processo de desenvolvimento de aplicações cloud para veículos inteligentes, assim como a materialização de três protótipos de aplicações que cubram serviços de infotainment no contexto das cidades inteligentes.

Neste projeto, o CCG, pelo domínio de investigação aplicada EPMQ, colaborou na linha de investigação de Maturidade de Software.

 

Fonte de vídeo: Bosch Portugal

Projetos iFactory

Os 15 projetos de investigação do iFactory desenvolveram métodos melhorados no âmbito dos processos de fabrico de produtos, com novos conceitos de montagem, de empacotamento, novos formatos eletrónicos de instruções, novas técnicas para o processo de soldadura, etc.

1) P19: Computerized Maintenance Management System

Objetivo: desenvolver um sistema informático de gestão da manutenção.

Neste projeto, o CCG, representado pelo seu domínio de investigação aplicada cVIG, contribuiu na implementação de uma nova funcionalidade de realidade aumentada capaz de apresentar in loco o máximo de informação disponível no sistema/base de dados, e no desenvolvimento de aplicações e serviços web para acesso através de dispositivos móveis a informações sobre spare parts, equipamentos, instalações e indicadores.

2) P24: Milk Run Robot

Objetivo: transformar máquinas convencionais de transporte em veículos autónomos, obtendo-se veículos híbridos, que transportam materiais de um ponto ao outro da fábrica, manualmente ou automaticamente.

Contou com a participação do domínio de investigação aplicada UMC do CCG.

3) P25: IGPM – Integrated Global Project Management of Industrialization Projects

Objetivo: melhorar o desempenho da unidade MFE1 da Bosch Car Multimedia Portugal, S.A., em Braga, no desenvolvimento e gestão de projetos de industrialização.

A participação do CCG neste projeto incluiu a análise ao suporte de ferramentas TI na gestão de projetos de industrialização; a conceção da arquitetura de interoperabilidade; e o desenvolvimento do protótipo do sistema informático de gestão de projetos de industrialização.

4) P30: Business Intelligence Platform for Data Integration

Objetivo: desenvolver um sistema integrado de dados, que permite através de um processo iterativo, a implementação do Data Warehouse Organizacional, contribuindo para o aumento da qualidade das operações da fábrica.

Neste projeto, o CCG esteve envolvido na identificação das principais fontes de dados existentes na organização e inventariação dos dados e na proposta de um modelo de dados para o Data Warehouse, entre outros.