Inicia o projeto IntVIS4Insp – Sistema de Visão por Computador Inteligente e Flexível para Inspeção Automática

Em Outubro de 2019, a parceria entre Neadvanced, UMinho – Escola de Engenharia e o CCG deu arranque ao projeto  IntVIS4Insp que tem como ojetivo principal Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação .

O IntVIS4Insp pretende conceber, desenvolver e demonstrar novos conceitos de flexibilidade e adaptabilidade para as áreas de inspeção automática recorrendo à manipulação de objetos complexos através do uso sistemático de tecnologia de visão por computador e inteligência artificial.

Os sistemas de inspeção automática que têm por base a visão por computador, servem para avaliar a qualidade de matérias-primas/produtos-intermédios / produtos-finais. A aplicação generalizada deste tipo de tecnologia, bem como, a exigência crescente em termos de controlo da qualidade traduz-se na inspeção de materiais/objetos cada vez mais complexos, o que nalguns casos obriga à manipulação desses objetos. Aplicações destinadas à manipulação de objetos usam frequentemente sistemas robotizados que são guiados por sistemas de visão por computador, no sentido de flexibilizar as operações previamente definidas.

Estes sistemas conduzem a ganhos de eficiência mais significativos quando comparados com outros mecanismos convencionais. São cada vez mais aplicados na análise de objetos complexos (designadamente com características especulares e texturados; com geometria tridimensional complexa; com características visíveis apenas com a manipulação) e com requisitos de inspeção, qualidade e deteção com limiares mais apertados.

Fatores como o tipo de produto a inspecionar, o meio envolvente onde este se encontra, a distância ao sistema de inspeção, a iluminação, os ângulos de análise, entre outros, refletem-se em necessidades metodológicas e técnicas específicas de cada sistema, sendo necessário aplicar vários paradigmas de aquisição e de processamento de imagem.

Neste sentido, o presente projeto tem como objetivos tecnológicos principais:

● Desenhar uma plataforma de aquisição de imagem flexível e adaptável aos requisitos do processo de inspeção, no que concerne à taxa de aquisição de imagens bem como às diversas alternativas de HW e protocolos de aquisição;

● Desenvolver uma plataforma de ferramentas genéricas de processamento e análise de imagem de base (2D e 3D) e inteligência artificial, que possam ser disponibilizadas para a inspeção automática aplicada a distintos objetos;

● Desenvolver ferramentas de visão por computador, dedicadas à extração de informação tridimensional dos objetos, com vista a incrementar a flexibilidade dos sistemas robotizados;

● Desenvolver um sistema robotizado de manipulação bimanual para apoio à inspeção de objetos complexos, em conjunto com o sistema de visão, seguindo uma abordagem de visão ativa;

● Desenvolver uma arquitetura de interoperabilidade, responsável pela ligação do sistema de inspeção à cadeia produtiva, capaz de acompanhar o incremento de flexibilidade e adaptabilidade dos algoritmos de visão por computador e inteligência artificial.


O projeto  IntVIS4Insp é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 2 083 324,10 €, dos quais 1 496 774,19 €  são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).