Indoor location: a verdadeira beleza está no interior?

Indoor location ou localização/posicionamento interior. O que realmente conta é a beleza interior? Quando as pessoas passam entre 80 a 90% do seu tempo em espaços interiores, não se pode negar a importância que a localização interior tem. A sua medição torna-se relevante e mais natural do que ao início ela quer parecer.

Posicionamento exterior vs interior

O papel dos sistemas de posicionamento tornou-se cada vez mais nítido na vida das pessoas, com a integração nas tecnologias utilizadas no quotidiano e com a perceção das suas vantagens.

Hoje em dia quase todas as pessoas têm um dispositivo dotado de recursos de posicionamento, seja um vulgar smartphone, um tablet, um GPS ou um smart watch.

Foi o GPS (Global Positioning System) que revolucionou o posicionamento ao ar livre, quando ficou disponível para o público, no final dos anos 90.

Dada a impossibilidade de utilizar o GPS no interior, surgiram, entretanto, outros padrões tecnológicos e a tecnologia de posicionamento começou a virar-se mais para o interior, emergindo novas possibilidades no uso interno. A computação móvel tornou-se uma prioridade para os desenvolvedores tecnológicos.

O posicionamento no interior levanta mais complexidades do que o posicionamento ao ar livre, por intermédio de GPS, dado que uma determinada infraestrutura precisa de ser colocada no interior. Mas este posicionamento interior também levanta muitas possibilidades.

gps-map-indoor-tracking-CCG

Utilizações de sistemas de posicionamento interno

Atualmente, os sistemas de posicionamento atuam em diferentes palcos, desde o conforto da casa ao local de trabalho, desde o entretenimento na sala de cinema ao hospital, desde o museu ao shopping, locais estes onde se guiam os visitantes em territórios ainda desconhecidos.

Num ginásio também é possível direcionar o treino da pessoa, e mostrar-lhe os resultados dos esforços realizados. Num grande evento, onde decorrem diversas atividades em simultâneo em vários espaços, o visitante pode ser guiado para a atividade que mais deseja naquele momento.

São ainda exemplos de aplicações de localização interna:

  • Realidade aumentada
  • Robótica de interior
  • Parques de estacionamento
  • Ajudas de acessibilidade a invisuais
  • Hipermercados e lojas
  • Armazéns
  • Aeroportos, estações de autocarro ou metro
  • Hotéis
  • Mapas de edifícios

indoor location CCG

Vantagens da utilização do indoor location tracking

As aplicações conseguem fornecer informação útil, demonstrando resultados interessantes ao utilizador.

As soluções de localização indoor são muito direcionadas para cuidados de saúde, em hospitais e em lares de idosos.

Estes dispositivos podem igualmente ser usados na prevenção de roubos. Para as empresas, estas tecnologias podem ser usadas na melhoria da utilização dos recursos (objetos e pessoas), no sentido de diminuir custos.

Tecnologias de indoor location tracking

A localização indoor apoia-se sobretudo no Wi-Fi Fingerprinting, na informação recebida pelos dispositivos Wi-Fi, uma vez que as redes Wi-Fi encontram-se, atualmente, em variados locais.

O Bluetooth beacon é outro exemplo de tecnologia de fácil adoção para a disposição em espaços interiores.

O CCG, que já ganhou prémios em competições internacionais de localização em espaços interiores, está a trabalhar na disposição de informação de localização de pessoas ou recursos, em tempo real, com a tecnologia LSE – Location and Sensing Engine.

Este motor de sensorização e de localização permite uma rápida integração com sistemas de informação já existentes.