Empresas procuram a dinamização de atividades de inovação no CCG

O carácter transversal das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), com todo o seu peso na competitividade das empresas e com todo o seu manancial de soluções para os desafios emergentes, faz da Investigação & Desenvolvimento (I&D) em TICE um dos grandes impulsionadores da Inovação.

Neste âmbito, as tecnologias de “computação gráfica” ganham uma especial relevância, permitindo a valorização das competências do tecido empresarial.

Num contexto de procura por uma vantagem competitiva, a FUJITSU Central Europe, a FUJITSU Portugal, a Sonae, a Sonae Arauco, a Leica Camera AG e a Leica Portugal, visitaram o CCG e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Azurém, tendo em vista a dinamização de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação.

O CCG, enquanto Centro de Interface Tecnológico da UMinho, tem vindo a colaborar com empresas e instituições que pretendam implementar soluções tecnologicamente avançadas, que potenciem a aceleração e a integração de novos processos, serviços e produtos, baseados no conhecimento científico e no desenvolvimento tecnológico, implementados pelos domínios de investigação aplicada do CCG.

Os representantes das instituições presentes no CCG ficaram a conhecer alguns resultados da aposta em atividades e projetos inovadores, tendo por base as tecnologias TICE. Entre muitas outras, foram exemplificadas, as possibilidades de aplicação da visão por computador na indústria e na logística, dos sistemas informáticos de gestão de projetos de industrialização, dos sistemas de localização na otimização de processos, e do desenvolvimento de competências em ambientes de realidade virtual.

CeNTI (Centre of Nanotechnology and Smart Materials) e CITEVE (Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário) são as próximas visitas agendadas ao CCG neste âmbito de criação de sinergias tecnológicas.