O EPMQ "Engineering Process Maturity and Quality" é o domínio de investigação aplicada, no âmbito da qualidade e da maturidade do processo de engenharia de sistemas e tecnologias de informação. Para efeito, o EPMQ adotou um conjunto de requisitos, obrigatoriamente conjugados e auto impostos à sua investigação, nomeadamente: a objetividade, a aplicabilidade (validada em ambiente industrial), e a solidez científica.

Os projetos do EPMQ dirigem-se:

  • À Indústria (que se dedica ao desenvolvimento de sistemas) - numa necessidade de inovação sentida por uma empresa ou por uma organização. O objetivo é criar condições à indústria para inovar, sem ter que investir na criação de meios próprios de investigação, muito dispendiosos, que levariam vários anos a adquirir as maturidades e a produtividades científicas que se encontram nas Universidades. 
  • Aos Membros dos grupos de investigação (que se dedicam a essas áreas científicas) - num interesse específico de validação de ideias de um dos investigadores doutorados que integra a equipa EPMQ. Neste contexto, são desenvolvidos projetos de reforço de competência, bem como de servir as necessidades das organizações/empresas.

O EPMQ é formado por uma equipa multidisciplinar, em estreita colaboração com grupos de investigação e universidades, nomeadamente, o grupo de Investigação do Centro ALGORITMI da Universidade do Minho, que possui como uma das suas preocupações o avanço do estado da arte nos sistemas de informação baseados em software, tanto ao nível da engenharia como na gestão.