O CVIG "Computer Vision, Interaction and Graphics" é o domínio de investigação aplicada do CCG que tem por missão responder às necessidades de inovação das empresas e centros de investigação no âmbito de tecnologias emergentes como são o processamento e análise de sinais e imagens, inteligência artificial (pattern recognition, machine [deep] learning), computação gráfica, multimédia e interação visual (visual analytics, realidades aumentada, virtual e mista) entre outras.

Objetivos gerais

  • Conceber algoritmos e métodos de visão artificial para suportar as novas tendências do mercado.
  • Desenvolver tecnologias com base em técnicas de inteligência artificial como suporte a aplicações emergentes do mercado, tais como indústria 4.0 e análise semântica de cenas.
  • Gerar plataformas e tecnologias com base em técnicas de realidade virtual / aumentada / mista para aplicações tais como assistência remota, manuais digitais, sistemas inteligentes de apoio à manutenção de equipamento industrial.
  • Desenvolver métodos e algoritmos de apoio à análise de imagem médica quantitativa.
  • Conceber e Implementar sistemas de inspeção ótica automática na indústria emergente.
  • Criar soluções de IoT inovadoras com base no processamento sensorial/análise de sinais.

A equipa do CVIG conta já com inúmeros projetos (realizados e em execução) nas suas áreas de atuação, colaborando de forma estreita com o grupo engageLab do Centro ALGORITMI da Universidade do Minho.

Estes projetos estendem-se por múltiplas áreas:

  • Educação;
  • Indústria dos Moldes;
  • Saúde;
  • Desporto;
  • Marketing;
  • Cultura;
  • Património Histórico;
  • Turismo;
  • Moda;
  • Logística;
  • Segurança;
  • Automóvel;
  • Têxtil;
  • Vestuário;
  • Alimentar;
  • Transportes;
  • Farmacêutica;
  • Imobiliário;
  • Calçado;
  • Construção;
  • Agrícola;
  • Eletrónica;
  • Investigação Criminal;
  • Transformadora.