O CVIG é o Domínio de Investigação Aplicada do CCG intrinsecamente ligado à visão por computador e à computação gráfica. A integração destas áreas permite o estudo e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que abrangem todo o ciclo, da captura de sinais até à sua interpretação e resultante ação.

O PIU é o domínio de investigação aplicada que se caracteriza pelo estudo do ser humano, o seu comportamento, adaptação e interação. Este domínio de investigação pretende assim desenvolver estudos centrados na pessoa e assistir na criação de novos produtos que potenciam a adaptação humana, melhor usabilidade e conforto, bem como a saúde/reabilitação, a segurança e o entretenimento.

O EPMQ é o Domínio de Investigação Aplicada, no âmbito da qualidade e maturidade do processo de engenharia de sistemas e tecnologias de informação. Para além desse âmbito, o EPMQ selecionou, como conjunto de requisitos, obrigatoriamente conjugados e auto impostos à sua investigação, a objetividade, a aplicabilidade validada em ambiente industrial e a solidez científica.

O UMC é o domínio de investigação aplicada, intrinsecamente ligado à Computação Urbana e Móvel, apresentando-se como uma área emergente que pretende proporcionar às pessoas experiências novas e mais completas, na sua vivência do espaço urbano, através de novas aplicações computacionais.