Conclusão do Projeto HMIExcel – soluções multimédia avançadas para a indústria automóvel

No âmbito do protocolo de cooperação entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimedia Portugal, a primeira fase desta colaboração terminou em Junho, através da finalização do projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (ID&T), intitulado HMIExcel – I&D, que incide no ciclo de desenvolvimento e na produção de soluções multimédia avançadas para a indústria automóvel.

O Domínio de Investigação Aplicada PIU  “Percepção, Interação e Usabilidade” do CCG, participou ativamente neste projeto, coordenando as áreas dos fatores humanos e usabilidade. Sandra Mouta, Coordenadora de Desenvolvimento do D.I.A PIU, salienta  a importância destas áreas no processo de desenvolvimento de qualquer solução multimédia:

 

Atualmente, as novas soluções multimédia criam vários desafios relacionados com o interface homem-máquina e, é neste contexto, que a aproximação ao utilizador e o contributo da área de Fatores Humanos e usabilidade tornam-se fundamentais durante a criação do conceito de interação ou de desenvolvimento do produto.

 

Para efeito, o CCG foi responsável pela implementação de uma infraestrutura para validação e teste de novas soluções HMI, através de tarefas como:

  • Confronto com normas e recomendações existente;
  • Definição de requisitos centrados no utilizador;
  • Especificação de cenários de teste e casos de estudo;
  • Implementação de análises de tarefa e protocolos de teste;
  • Análise de usabilidade, workload e segurança.

A implementação destas tarefas, em iteratividade com as equipas de conceção e desenvolvimento, permitem um fluxo de melhoria contínua do conceito ou produto e/ou a geração de recomendações para o desenvolvimento de soluções futuras. Desta forma, o impacto destas intervenções será mensurável na perspetiva do (1) produto e do (2) processo:

1. Centrado no desempenho, satisfação e segurança do utilizador;
2. Eficácia, eficiência e retorno de investimento do processo.

No final poderão ser geradas recomendações e guidelines baseadas em parâmetros e critérios quantificáveis que, desde logo, foram especificados com base em princípios, standards e regras heurísticas. Quanto mais precocemente os requisitos com base no utilizador forem incluídos no processo, maior será o impacto deste tipo de intervenção.
Para além de contribuir para a obtenção dos resultados propostos especificamente no projeto, o HMIExcel permitiu-nos adquirir e estabelecer uma base de conhecimento sólida, um conjunto de procedimentos e ferramentas e uma fixação de competência que nos permitem encarar e responder aos desafios presentes e futuros.