CCG participou na Smartathon’18 com novas soluções e conceitos

O CCG – Centro de Computação Gráfica – participou na Smartathon’18, que decorreu a 9 de janeiro, na Plataforma das Artes e da Criatividade em Guimarães.

Smartathon’18: desafio de co-criação

Esta “maratona de ideias” almejou obter contributos da sociedade, do ecossistema de startups, das empresas inovadoras e do sistema científico e tecnológico para a proposta DREAM Smart City. Esta iniciativa é liderada pela cidade de Guimarães. Está enquadrada no programa Smart Cities & Communities.

O objetivo deste desafio de co-criação é muito prático. Promover a geração de ideias e de soluções face aos temas prioritários de uma Smart City. Assim, refletiu-se sobre: clima, energia, dados, habitação, espaço urbano, água, resíduos, mobilidade, trabalho, pessoas, comunidades.

Intervenções do CCG na iniciativa

O CCG participou nesta iniciativa por intermédio de Carlos Neves e de João Moutinho. Estes pautaram as suas intervenções no domínio conceptual da política de cidades para a construção de uma Smart City. Em concreto, em soluções tecnológicas para responder aos desafios da cidade de Guimarães.

Na qualidade de parceiro de projeto, o CCG irá colaborar ativamente com a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho. A começar com a elaboração da proposta ao financiamento H2020-LC-SC3-SCC-1-2018.

Smartathon18

Leia mais sobre smart cities e sobre mobilidade humana e o planeamento das cidades.

Encontre mais informação sobre o evento Smartathon’18.