CCG participou na CGAIC 2019 e iniciou um novo projeto de colaboração

O Coordenador de Desenvolvimento do DIA PIU – Perception, Interaction and Usability do CCG, Carlos Silva, completou uma missão que o levou durante duas semanas à China.

Carlos Silva, começou por participar, durante o dia 27 de setembro, na Chinese-German Artificial Intelligence Conference (CGAIC 2019), como invited speaker para falar do impacto da Artificial Intelligence (AI) nos diferentes componentes do automóvel do futuro. Na sua palestra, Carlos Silva considerou o impacto das tecnologias AI em componentes tão distintas como os sistemas de interface humano-veículo, os sistemas de segurança ativa e passiva e a mobilidade urbana, como aspeto mais geral. Esta foi também uma oportunidade para apresentar alguns projetos na área dos diferentes domínios do CCG, assim como uma visão mais global do panorama nacional, no que diz respeito à investigação aplicada na área automóvel.

No dia 30 de setembro, Carlos Silva viajou até à cidade de Jiangmen, onde participou como convidado na inauguração do novo laboratório para AI da Universidade de Wuyi. Durante este dia, repetiu a sua apresentação, mas desta vez direcionada a alunos da universidade. Seguiu-se a assinatura do protocolo de colaboração entre o CCG, a Universidade de Wuyi, e o CGAII (parceiro do CCG na GraphicsMedia.Net).

Esta colaboração materializa-se sob a forma de um novo projeto onde investigadores do CCG irão auxiliar os investigadores CGAII no desenvolvimento e implementação de um novo simulador de condução. No seio deste novo projeto, investigadores de ambos os centros participarão em programas de intercâmbio, que trarão a Portugal investigadores do CGAII.

O CCG espera que com este novo projeto, que o leva ao continente asiático, se estabeleça uma relação duradoura de colaboração em projetos de investigação em áreas tão importantes como os transportes, a indústria 4.0 e, como tema transversal, a AI.