CCG participou no ITS European Congress 2019

O CCG esteve presente no ITS European Congress 2019, que decorreu de 3 a 6 de junho. O evento realizou-se no Evoluoan Congress Centre, em Brainport, Eindhoven, Holanda.

O ITS European Congress é o maior evento inteiramente dedicado à mobilidade inteligente e à digitalização dos transportes. O congresso é organizado pela ERTICO – ITS Europe.

No certame deste ano, o CCG – Centro de Computação Gráfica realizou uma apresentação do corredor Portugal-Espanha do projeto 5G-MOBIX. O CCG participou ainda num workshop 5G relacionado com este projeto europeu.

Apresentação CCG – CTAG stand 5G-MOBIX

Foi no dia 4 de junho que o DIA UMC – Urban and Mobile Computing do CCG, por intermédio do seu coordenador de desenvolvimento João Moutinho, apresentou o projeto 5G-MOBIX, em conjunto com o CTAG (Centro Tecnolóxico de Automación de Galicia), representado por María de la Torre López. João Moutinho forneceu uma visão geral dos casos de uso no corredor transfronteiriço Portugal-Espanha.

Esta apresentação foi uma oportunidade para mostrar como o projeto 5G-MOBIX está a moldar o futuro da mobilidade conectada e automatizada através das fronteiras.

A apresentação CCG – CTAG “5G-MOBIX – Automated mobility across borders” decorreu no SAFE STRIP, stand 2.1 da Área de Exposição.

Workshop 5G Deployment for Automated Mobility

Já o workshop “5G deployment for Automated Mobility” teve lugar no dia 5 de junho, no rés-do-chão da sala ERTICO.

Este workshop proporcionou uma troca de pontos de vista sobre as necessidades de infraestrutura de veículos e rodovias para a CCAM (cooperative, connected and automated mobility) usando 5G.

A discussão concentrou-se nas necessidades de infraestruturas de veículos e rodovias e nos requisitos de rede móvel para implantar tecnologias e arquiteturas 5G tendo em vista executar testes em corredores nacionais e transfronteiriços.

Os painéis interativos forneceram informações sobre as tecnologias 5G para CCAM, os modelos de negócios previstos, bem como os resultados de ponta dos projetos 5G-PPP. Em particular os três 5G para ações de inovação da CCAM (5G-MOBIX, 5G-CROCO, 5G-CARMEN) no contexto de testes transfronteiriços.