CCG no evento “Investigação & Inovação para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável”

Realizou-se no dia 26 de junho na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) uma sessão de informação & networking dedicada à temática do envelhecimento ativo e saudável com o título de “Investigação & Inovação para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável”.

A organização esteve a cargo do Health Cluster Portugal (HCP), do Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ) e da Bayer.

Participação CCG no evento

O CCG – Centro de Computação Gráfica participou neste evento, no âmbito da vitória na Hackathon da Bayer sobre o tema do envelhecimento ativo.

João Moutinho, coordenador de desenvolvimento domínio de investigação aplicada UMC (Urban and Mobile Computing) do CCG, participou na mesa-redonda “Inovação Aberta para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável” que decorreu às 16h30.

O UMC tem vindo a participar em projetos no contexto da saúde,  inovação e envelhecimento saudável, encontrando-se atualmente envolvido no projeto Alertfalls – prevenção de quedas em pessoas mais velhas a viverem sós.

26062018

Temáticas do evento

Este encontro “Investigação & Inovação para a Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável” debateu a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025 e a Agenda de Investigação e Inovação em Saúde, Investigação Clínica e de Translação.

Outras temáticas em destaque na programação do evento foram:

  • o estabelecimento de prioridades e a agilização da entrada no mercado de novas tecnologias de saúde,
  • o mapeamento de competências em Portugal na área do envelhecimento ativo e saudável;
  • as oportunidades de financiamento no programa europeu Horizonte 2020.