CCG: Entidade acreditada para os vales Indústria 4.0

industria 4.0

 

O CCG, associação do Sistema Científico e Tecnológico Nacional nos domínios das tecnologias de informação e comunicação, é uma entidade acreditada dos Vales Indústria 4.0. O CCG propõe-se assim a desenvolver trabalhos de diagnóstico e planos de ação que analisam e avaliam as vertentes abaixo indicadas.

Sendo uma entidade que realiza investigação aplicada, tem uma intervenção focada na inovação e melhoria de processos e produtos, específicos à realidade e contexto empresarial, nos domínios das tecnologias de informação. O CCG está vocacionado para acompanhar a empresa no desenvolvimento tecnológico, possuindo um conjunto de competências que permitem ajudar empresas em qualquer setor de atividade nos seus processos de industrialização.

Considerando o âmbito dos Vales, a nossa expertise, e a necessidade sentida pela empresa de inovar e de se desenvolver de forma sustentável, o CCG propõe atividades de intervenção:

  • A definição de roadmaps tecnológicos em conjunto com empresa – o processo de industrialização é longo, compreende diversas dimensões e deve ser faseado no tempo. Assim, o conhecimento da realidade atual, a definição de necessidades e a priorização das ações a empreender são os objetivos desta proposta.

 

  • Construção de modelos – Modelos são formas de gerir sistemas complexos. Assim, a modelação dos processos empresariais e fabris permite identificar as atividades existentes, caracterizá-las para serem otimizadas e automatizadas.

 

  • Definição de arquiteturas de referência – São frameworks que permitem a estruturação, desenvolvimento, integração e operação dos sistemas tecnológicos relevantes para a Indústria 4.0. Serão posteriormente providenciados em aplicações e serviços de software.

 

  • Definição e modelação de novos modelos de negócio – a Indústria 4.0 permite identificação de novos produtos e serviços a serem oferecidos. O CCG possibilita a definição e modelação de novos modelos de negócio, assentes no que são os processos industriais, objetivos das diferentes áreas funcionais e estratégia empresarial.

 

  • Construção de pilotos e demonstradores – de forma a suportar um desenvolvimento que assegura resultados satisfatórios; de forma a limitar os riscos nos desenvolvimentos inovadores, o CCG tem uma equipa e instalações capazes de desenvolver demonstradores adequados às necessidades especificas da empresa.
Contactos:

O CCG quer apoiar a sua empresa nos projetos de inovação e de melhoria de processos e produtos. Contacte-nos através do telefone 253 510 580 ou do email info@ccg.pt