CCG comemorou o Dia Mundial da Usabilidade com a organização do WUD2017

O Dia Mundial da Usabilidade de 2017 celebrou-se em Portugal na cidade berço, no Hotel Guimarães, a 10 de novembro, com o evento World Usability Day 2017, organizado pelo CCG (Centro de Computação Gráfica), no qual participaram dezenas de empresas e instituições dos mais variados setores, mas em especial do ramo automóvel.

Pelo terceiro ano consecutivo, o CCG organizou um evento que versou sobre a importância da usabilidade e dos fatores humanos na investigação e no desenvolvimento tecnológico.

De entrada gratuita, o evento que decorreu durante todo o dia contou com a presença de oradores de prestigiadas instituições portuguesas, alemãs, norueguesas, francesas e britânicas, assim como com o atendimento de mais de uma centena de pessoas.

O mote para o debate da usabilidade foi dado pelo Diretor Executivo do CCG, João Nuno Oliveira, e pela equipa de Perceção, Interação e Usabilidade desta instituição, seguindo-se preciosos contributos dos oradores relativamente a temas como a condução autónoma, os desafios colocados à monitorização nas salas de controlo autónomas das centrais nucleares, e o design centrado no utilizador para a modalidade auditiva.

Tobias Altmüller da Robert Bosch GMBH, Tim Smith da UsTwo Auto, Ana Moreira da SCALab/Renault, Nora Broy da BMW Research and Technology, Diamantino Freitas da FEUP, Alexandra Fernandes do Institute for Energy Technology e Emanuel Sousa do CCG revelaram um pouco do futuro que nos espera com as suas intervenções e aproximaram grupos profissionais, industriais, educacionais e cidadãos para o alcance de um objetivo comum: garantir que os serviços e os produtos essenciais para a vida sejam mais fáceis de aceder e de usar, tornando a nossa vida mais simples.

Tobias Altmüller da Bosch falou dos desafios colocados à condução autónoma, nomeadamente a regulamentação e a segurança (“deixariam um carro autónomo conduzir os vossos filhos à escola, sem vocês lá estarem?)”, assim como da impressionante pesquisa de usabilidade que está a ser realizada nos painéis do condutor e nas interfaces, e como eles podem ser desenvolvidos para ajudar os condutores a otimizar o seu tempo no carro.

Entender as necessidades dos utilizadores e como essas necessidades poderão ser abordadas como um terceiro espaço de vida e convívio, logo após a casa e o local de trabalho, são alguns objetivos do projeto de automação automóvel encetado pelo CCG juntamente com a Bosch CM – Braga.

Se nos estamos a aproximar do final da linha para o automóvel como o conhecemos, já que a viagem será realizada em módulos padronizados, e como o design exterior do carro chama a atenção dos consumidores e afeta a sua perceção, foram outras das questões debatidas.

Mais pesquisas são necessárias no desenvolvimento de monitores 3D para os automóveis, mas Nora Broy do grupo de pesquisa e de tecnologia da BMW apresentou um excelente panorama de avaliação dos desafios e oportunidades das tecnologias 3D existentes.

Galeria de imagens do evento

World Usability Day
WUD 2017

Esta ação tem o cofinanciamento do Programa Operacional Norte2020, e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no contexto de ações Transferência de conhecimento científico e tecnológico do CCG.